quinta-feira, 10 de março de 2011

Literatura

 "Osmar Santos - O Milagre da Vida – A incrível história de um mito da comunicação do Brasil"
Osmar Aparecido dos Santos nasceu em Osvaldo Cruz, interior de São Paulo, em 28 de julho de 1949. Passou a infância em Marília. Foi também nesta cidade que começou a trabalhar no rádio. Osmar era inovador, cheio de jargões e criativo, capaz de ditar moda entre os amantes do futebol e deixar inúmeros discípulos. Um locutor á frente da sua época, de vanguarda, um verdadeiro mito do rádio brasileiro.

No entanto, o acidente ocorrido no dia 22 de dezembro de 1994, durante uma noite chuvosa, na estrada que liga Marília a Lins, no interior de São Paulo, encerrou sua brilhante carreira. Ao acordar no hospital, estava com a parte direita do corpo paralisada, conseqüência de traumatismos no cérebro. Osmar foi vítima de uma manobra irresponsável de um caminhoneiro, quando dirigia, sozinho, em direção a Birigui, interior de São Paulo.

Livro
O autor, Paulo Mattiussi entrevistou 86 pessoas para reconstituir a trajetória de Osmar Santos. Na primeira parte o autor reconstrói o acidente que quase matou Osmar. Mattiussi evoca a infância pobre de Osmar, mostra como ele se fez por si só no mundo do jornalismo esportivo, rememora a sua polêmica transferência da rádio Jovem Pan para a Globo, descreve como se deu a transformação do radialista em homem de negócios e como conseguiu conciliar as duas atividades. O papel de Osmar Santos na Campanha das Diretas é reconstruído também de forma detalhada no livro.

Nenhum comentário: