segunda-feira, 7 de março de 2011

Literatura

"A Gaita Nua" - Biografia
por Mary Terezinha

“Tenho quinze anos e estou vivendo como concubina de um homem a quem não amo, embora não saiba ainda nem o que é amar e nem o que é ser concubina. O nome do homem e Victor Matheus Teixeira, mais conhecido por Teixeirinha. Ele já foi meu ídolo. Tenho nove anos e estou tocando gaita em um comício para a campanha do novo Pai dos Pobres ao governo do Rio Grande do Sul. Meu avô, a única pessoa no mundo em quem posso acreditar, disse que sempre devemos lutar. Tenho quase quarenta anos e estou casando, finalmente. Vou iniciar com meu marido, Ivan Trilha, uma jornada que passará por vários países. Estou indo em busca de mim mesma e ao mesmo tempo estou fugindo. Tenho todas essas idades e estou com Deus. Já disseram que matei Teixeirinha, que sou uma oportunista e que fiz coisas quase tão ruins quanto aquelas que os outros me fizeram e que pretendia contar aqui. Jogaram minha vida no lixo e agora resolvi falar por mim mesma”.

Mary Teresinha

Mary Terezinha Cabral Brum nasceu em Tupanciretã-RS, do dia 30 de março de 1948.

Muito conhecida no Rio Grande do Sul, Mary costumava tocar canções de Teixeirinha (Vitor Mateus Teixeira (Rolante-RS, 03/03/1927-Porto Alegre-RS, 04/12/1985), e por isso foi apelidada inicialmente de "Teixeirinha de Saias". Em 1961, aos 13 anos, acabou conhecendo Teixeirinha, com quem teria uma relação amorosa e uma carreira que duraram 22 anos.

Com ele gravou diversos LPs, e participou de vários filmes, sendo todos eles, participando do papel principal ao lado do Teixeirinha, algumas trilhas sonoras eram interpretadas pelos dois entre as quais: "Ela Tornou-se Freira", "Casalsinho Violento", "O Afilhado", entre outras.

Gravou a milonga: "Gauchinha Fronteirista" e o arrasta-pé: "Sou Levada", ambas de autoria do casal.

Em 1978, gravou o LP: "Mary Terezinha", lançado pela gravadora Continental. Mas, no mesmo ano, começou á se afastar de Teixeirinha, mas, se afastou definitivamente em 1983, deixando um bilhete fatal: "Não me farei mais presente ao seu lado", depois de lido pelo cantor, foi seguido de um infarto, que, felizmente, não o matou.

Se casou com o mentalista Ivan Trilha. Em 1989, escreveu o livro: "A Gaita Nua", onde relata sua atribulada relação com Teixeirinha.

Discografia
1961 - Gauchinha Fronteirista
1962 - Não chores querido / Deixa meu amor
1962 - Dedilhando minha sanfona / Ele disse que tem
1962 - Sinos de Natal / Acordei chorando
1969 - O Melhor do Desafio - Teixeirinha & Mary Terezinha
1978 - Mary Terezinha
1981 - Quilômetro 1
1982 - Dez desafios inéditos - Teixeirinha & Mary Terezinha
1987 - Amiga

Filmografia
1967 - Coração de Luto
1969 - Motorista sem limites
1972 - Ela Tornou-se Freira
1973 - Teixeirinha 7 Provas
1974 - O Pobre João
1976 - Na Trilha da Justiça
1976 - Carmen a Cigana
1976 - A Quadrilha do Perna Dura
1978 - Meu Pobre Coração de Luto
1978 - Gaúcho de Passo Fundo
1979 - Tropeiro Velho
1981 - A Filha de Iemanjá
Obs: discografia incompleta
Fonte: www.wikipedia.com

Um comentário:

Anônimo disse...

USOU O GRANDE TEIXEIRINHA COMO SE ELE FOSSE UMA SIMPLES LARANJA...!!!
DEPOIS, QUANDO VICTOR (TEIXEIRINHA) ESTAVA DOENTE SE RESTABELECENDO NUM HOSPITAL, DEIXOU UM FAMIGERADO BILHETE DIZENDO QUE NÃO FICARIA MAIS AO LADO DELE...!!! PAGOU AO TEIXEIRINHA TUDO O BEM QUE RECEBEU COM O MAL...MAS A JUSTIÇA DIVINA IRÁ PREVALECER...!!! TENHO PENA DA MARY TEREZINHA...!!! (MARCÍLIO JOSÉ PEREIRA-SOROCABA-SP,03 DE ABRIL DE 2014).