domingo, 27 de março de 2011

DE PETRONILHA A OZANAM

Faustino Vicente*

“Apesar das controvérsias dos historiadores, a versão mais aceita sobre a fundação do município (Jundiaí) remete à vinda de Rafael de Oliveira e Petronilha Rodrigues Antunes...fundando a Freguesia de N.S. do Desterro, que foi elevada à categoria de Vila em 14 de dezembro de 1655”.

Sobre a chegada da Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP – em nossa cidade, não há dúvida alguma, pois o fato ocorreu em 1897 com a instalação da Conferência

(1ª) N. S. do Desterro, em nossa Catedral.
O movimento vicentino, que nasceu na França em 1833 e foi liderado pelo (hoje) Beato Antonio Frederico Ozanam, logo revelou a sua missão em responsabilidade social e construiu o Hospital São Vicente de Paulo (1900), do qual fomos Diretor – voluntário sem remuneração.

Vicentinos e vicentinas acabaram de dar mais uma demonstração dos princípios cristãos que regem a SSVP e doaram o valioso patrimônio do hospital para a Prefeitura, que assume definitivamente a responsabilidade pela gestão do mesmo.

Esta é a oportunidade para prestarmos homenagens às inúmeras pessoas que, ao longo de mais de um século, doaram o terreno, dinheiro, materiais de construção e a única “matéria-prima” do planeta que não tem reposição - o precioso tempo de suas vidas.

Como a gratidão é a memória do coração, a nossa lembrança alcança as dedicadas Irmãs Franciscanas, que além dos procedimentos técnicos e administrativos que desenvolviam com reconhecida competência, levavam a Palavra da sagrada Bíblia, aos pacientes e visitantes.

A SSVP tem o seu nome gravado de maneira indelével na história da saúde pública de Jundiaí e na administração da Cidade Vicentina, embora a sua célula mater resida nas Conferências Vicentinas, em cujas reuniões semanais são agendadas as visitas domiciliares para as famílias assistidas.

A pratica da caridade, os valores da cidadania e a busca da santificação são os princípios essenciais, que vicentinas e vicentinos vivenciam.

Em comemoração a data de nascimento de seu fundador (23.04.1813), a SSVP promoverá a sua tradicional Festa Regulamentar, na Paróquia Beato Frederico Ozanam.
*Faustino Vicente é Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos

Nenhum comentário: