terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Túlio Humberto Pereira Costa

Os gols mais curiosos da carreira de Túlio Maravilha
Veterano atacante lembra calcanhar contra chilenos, mão contra argentinos e italianos, e até um 'coice de mula' com a camisa do Vila Nova

Segundo suas próprias contas, Túlio Maravilha tem 946 gols na carreira. O mais recente foi marcado neste fim de semana, em jogo de seu Botafogo-DF com o Ceilândia. Convidado pelo GLOBOESPORTE.COM, o atacante de 41, elegeu os cinco gols mais curiosos, inusitados ou mesmo esquisitos de sua longa carreira profissional (mais de 20 anos).

O resultado foi uma viagem divertida. Eclético, Túlio lembrou de gols importantes, outros nem tanto, mas todos com um quê de fora do comum. São dois com a camisa do Botafogo, um com a da Seleção Brasileira e, fechando a lista, gols pelos arquirrivais goianos Vila Nova e Goiás. Vale a pena conferiri.

O calcanhar abusado - Botafogo 4 x 1 Universidad Católica - Libertadores - 26/03/1996
"A gente já estava ganhando o jogo, perto do fim, e de repente a bola surgiu na minha frente, gol vazio. Eu sempre tive aquele sonho de criança, de parar perto do gol e levantar a bola, dar de calcanhar ou meio de chaleira, como foi. Aí fui lá e fiz. Depois houve quem falasse que foi desrespeito ao adversário, mas não me arrependi de ter feito, não. Só não joguei a partida de volta contra o Universidad Católica, no Chile, porque me machuquei no clássico contra o Flamengo, que jogamos no fim de semana anterior. Se não, tinha ido jogar. Sou fominha, quero sempre estar em campo e não tinha medo de sofrer represálias, não".

O soco que quase ninguém viu - Botafogo 4 x 4 Juventus - Teresa Herrera - 10/08/1996
"Teve um gol esquisito também naquele grande jogo do Botafogo contra o Juventus, aquele mesmo que tivemos de jogar com a camisa do La Coruña (por conta dos uniformes parecidos), pelo Teresa Herrera. Estava na prorrogação, não lembro bem quem chutou a bola e houve um rebote. Eu só vi aqueles caras grandões da zaga do Juventus indo como loucos para cima da bola e pensei que ia ser difícil enfiar a cabeça ali. Então peguei e resolvi dar um soco na bola, que foi parar dentro do gol. Árbitro, bandeira, ninguém viu, e eu saí comemorando com meus companheiros. Só alguns jogadores do Juventus reclamaram, mas o gol foi dado". (Nota: o Botafogo foi campeão do torneio após vencer a disputa de pênaltis).

A mão (ou braço) de Deus - Brasil 2 x 2 Argentina - Copa América - 17/07/1995
"Jogo contra a Argentina, aquela ajeitada no braço... Foi demais! Eu tinha entrado no segundo tempo, a gente perdia por 2 a 1. Faltavam uns 15 minutos quando aconteceu o lance. Dominei no braço, bati e corri para comemorar, como se nada errado tivesse acontecido. Só olhei de lado e vi os argentinos loucos, reclamando, e o árbitro apontando para o peito, dizendo que matei no peito. Para completar aquela noite, a decisão foi para os pênaltis, e nós ganhamos. Lembro que fui bater o meu e chutei muito mais grama do que bola, mas ela entrou assim mesmo. Acho que estava iluminado naquela noite".

Coice de mula - Vila Nova 1 x 0 Grêmio Inhumense - Campeonato Goiano - 28/04/2001
"Este foi numa jogada em que a bola veio cruzada para a área, o goleiro tentou cortar mas não conseguiu, e a bola sobrou ali perto da pequena área. Como eu havia passado por ela, tive que improvisar uma espécie de chaleira, meio que um coice mesmo, um coice de mula, e consegui fazer o gol. O legal é que a reportagem da TV foi no treino do Vila Nova, no dia seguinte, e pediu para eu tentar repetir o que tinha feito no jogo. Não consegui (risos)".

Sem querer querendo - Anápolis 0 x 2 Goiás - Campeonato Goiano - 15/09/1991
"Não me lembro quem foi que chutou, do meu time, para o gol. Foi uma bomba e tudo o que eu fiz foi tentar ao máximo sair da frente para escapar da bolada. Não consegui, e a bola acabou batendo nas minhas costas e indo para dentro do gol. Foi o gol mais sem querer que fiz na minha carreira, mas foi meu".
Fonte: http://www.globoesporte.com/

Túlio Humberto Pereira Costa nasceu em Goiãnia-GO em  02 de junho de 1969.
Atuou nos seguintes clubes:
Goiás, Sion, Botafogo, Corinthians, Vitória, Fluminense, Cruzeiro, Vila Nova, São Caetano, Santa Cruz, Újpest, Brasiliense, Atlético Goianiense, Tupy, Jorge Wilstermann, Anapolina, Volta Redonda, Juventude, Al-Shabab, Fast, Canedense, Itauçuense, Itumbiara, Goiânia, Botafogo-DF, Potyguar, Umuarama, Operário e Botafogo-DF.
 
Gol 500
Marcado em 10 de junho de 1999, na partida Cruzeiro 4 a 1 Democrata-GV, pelo campeonato mineiro, em Governador Valadares. Túlio marcou o primeiro gol do jogo, sendo este, o gol 500. Após balançar as redes pela 500ª vez, ele mostrou um slogan escrito nele "Túlio 500 gols. Brasil 500 anos".

Nenhum comentário: