domingo, 13 de fevereiro de 2011

Literatura

De Palmyra a Santos-Dumont - Memórias do Futebol na Terra do Pai da Aviação”

Escrito pelo sociólogo Ipatinguense, Halber Alvim Pedrosa, o livro faz um resgate histórico e patrimonial do futebol em Santos Dumont, a terra do pai da aviação. 


São 13 capítulos que contam os caminhos da bola, ilustrado com 135 fotos em 160 páginas.

Constam no livro informações sobre como chegou à primeira bola no estado de Minas Gerais, os percussores do futebol em Santos Dumont, os primeiros clubes, Histórias da Copa Cultura, do Campeonato Amador, da Copa Máster, Torneios Varseanos e Escolinhas de Futebol.

Depoimentos de ex e atuais atletas profissionais de origem sandumonense completam a pesquisa com informações biográficas.

E uma enquete com 34 pessoas diretamente ligadas ao futebol, elegeu-se seleção de todos os tempos da cidade.



O autor contou com a equipe de trabalho composta por Evanir Antonio de Souza (ilustração), Márcio de Freitas (diagramação) , Cinthia de Oliveira (digitação).

Guiness Book
Santos Dumont que forneceu para o Guiness Book, o livro dos recordes, Cica (Darcy Marino da Silva) o maior artilheiro em uma única partida, que em 10 de dezembro de 1967, jogando pelo Social Olímpico Ferroviário, de Santos Dumont, marcou 12 gols, numa partida contra o Pombense, da cidade de Rio Pomba. A partida, válida pelo campeonato regional daquele ano, terminou 17 x 0.

Nenhum comentário: