segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Cruzeiro e Atlético é o maior clássico regional"

Domingo último, como de hábito, estava eu ouvindo algumas emissoras de rádio pela internet. Tomei conhecimento de que o bom narrador paulista, de Araras, Ederaldo Poy ia narrar Poços de Caldas e Tricordiano, pela Rádio Cultura de Poços. O outro narrador, Júlio Garcia, estava retornando de Teófilo Otoni, onde narrou Caldense e América. Tenho acompanhado meus amigos Ailton Fonseca e José Henrique, pela Rádio Clube de Pouso Alegre, Waldir Vieira, pela Manhumirim AM.

À noite acompanhei São Bernardo e Ponte Preta pelas emissoras de Campinas. A única emissora AM de São Bernardo "funciona" em São Paulo, prega o proselitismo e nenhuma entidade de classe cobra uma atitude dos governantes, do ministério das comunicações, etc. Mas voltando ao rádio ativo, as Rádios Bandeirantes e Central estavam no ABC, já a Brasil, com Edmilson Silva e o ótimo Washington Melo, estava no "geladão", mas o que me chamou a atenção, foi no meio da tarde. Ouvindo uma emissora de expressão nacional. Ouvindo pela net, já que no AM a potência parece reduzida e as clones, são clones em papel de quinta categoria, atropelam as falas, cortam as matérias.

Voltando ao objeto desta, o rapaz que fica em Belo Horizonte, ainda não memorizei o nome dele, disse que o clássico Cruzeiro e Atlético é o maior confronto regional. Quase caí da cadeira, estou preferindo a surdez. Por essas e outras de que há uma afirmação em Belo Horizonte, de que em cada 10 rádios, 11 estão ligados na Itatiaia. O que é uma lástima, porque na verdade não foi a Itatiaia que cresceu, e sim, a Guarani que morreu e a Inconfidência definhou. A programação picotada da Itatiaia, é confusa, pouca coisa se salva. Aqui em Juiz de Fora, estamos distante 250 KM de Belo Horizonte e 500 KM de São Paulo, e no entanto nos 1150 AM, à noite, eu só consigo sintonizar a Tupi-SP. Essa de afimar que Cruzeiro e Atlético é o maior clássico regional é tão dura quanto àqueles, poucos, felizmente, que afirmam que Leonardo Moura é o "melhor" lateral direito do Brasil.

Isso mostra que não temos olhos além de nosso quintal. Issso me faz ter saudades do Mário Marra. Coitado do Piquitito, tá sozinho nesse barco. Nosso campeonato, o RURAL, na verdade o campeonato dos Perrellas e do Kalil, é ridículo, 12 times (sonho com 14, ou 16), 11 rodadas para 08 deles.

Alguém sabe o destino dado às ondas curtas da Rádio Globo no Rio e em São Paulo. Porque da omissão nos destinos perversos dados a elas? Dr Roberto Marinho, um radiodifusor de verdade, deve estar revirando no túmulo.
 
Tá difícil continuar vivendo em Minas!!!

Nenhum comentário: