quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

John Herbert

Morreu nesta quarta-feira o ator John Herbert, aos 81 anos, em São Paulo. Ele sofria de enfisema pulmonar e estava internado no HCor desde o dia cinco deste mês. Herbert deixa mulher e dois filhos. Descendente de alemães, o pai, filho de alemães, é nascido em Santos e a mãe é nascida em Hamburgo, John Herbert Buckup nasceu em São Paulo-SP, no dia 17 de maio de 1929.

O ator foi casado com a atriz Eva Wilma de 1955-76, e ambos são pais da também atriz Vivian Buckup. Com Eva Wilma fez grande sucesso na televisão brasileira nos anos 1950 e 60, com o seriado Alô Doçura.

Biografia
Com origem na Alemanha, seu avô paterno, Paul Adolf Buckup veio para o Brasil acompanhado da mulher, Ernestina, carioca descendente de alemães e franceses, ele se instalou em Santos, local de nascimento do pai do ator, Hans Buckup, em 1902.

Em 1908 o pai de John Herbert voltou com os pais para Hamburgo, onde foi criado, e conheceu a mãe do ator: Kitty, filha de Katie Schmidt, inglesa de Londres, e de Werner Schmidt, natural de Hamburgo. Na Alemanha, Hans casou-se com Kitty, mas, aos 26 anos, decidiu voltar para o Brasil.

Juntamente com o pai, Hans veio para São Paulo. O primeiro filho, John Herbert, nasceu no Hospital Oswaldo Cruz, no dia 17 de maio de 1929. Dois anos depois, o casal teve Achim. Ursula, a caçula e única menina da família, nasceu em 1934. A família sempre morou no bairro Jardim Europa, na capital paulista.

Em 1935, aos 6 anos de idade, John Herbert entrou na Escola Olinda Schule, que mais tarde, por causa da Segunda Guerra Mundial, recebeu o nome de Visconde de Porto Seguro, mantido até os dias de hoje. No colégio alemão, o ator recebeu uma educação baseada nos costumes do país dos seus antecedentes. Aprendeu a falar alemão muito cedo, língua com a qual se comunicava com a família.
Além de ator, John era bacharel em Direito.
Casado com Claudia Librach, era pai de Ricardo e Eduardo. Deixa quatro filhos e cinco netos.
Era torcedor do Palmeiras (SP) e Fluminense (RJ).

Nenhum comentário: