domingo, 23 de janeiro de 2011

Literatura

"Clodesmidt Riani: trajetória"
A obra retrata a vida de Clodesmidt Riani, importante líder sindical brasileiro do período pré-1964 e um dos mais perseguidos pelo regime militar. Sua trajetória confunde-se com a história do sindicalismo e das lutas democráticas no Brasil. Neste livro, temos os depoimentos do próprio Riani através de entrevistas concedidas a dois historiadores, que entrecruzam as trajetórias individuais e coletivas. Documentar a trajetória de Riani é também um alerta contra o autoritarismo, a censura e o desrespeito aos direitos humanos, ao levantar a bandeira a favor da democracia, da formação da cidadania, da livre expressão e da justiça.

Momentos marcantes da história de vida do sindicalista e político juizforano Clodesmidt Riani e sua forte atuação nas décadas de 50 e 60 para a conquista de uma sociedade mais justa e democrática estão registrados no livro "Clodesmidt Riani: trajetória", uma co-edição do selo Funalfa Edições, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage e da Editora UFJF, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O livro traz na contra-capa texto da ex-reitora da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), a professora Maria Margarida Martins Salomão. Há ainda um ensaio introdutório da professora de História da PUC Minas, Lucília de Almeida Neves Delgado, que escreveu dissertação de mestrado sobre o Comando Geral dos Trabalhadores, do qual Riani havia sido presidente.

A publicação é fruto de longo depoimento (32 sessões, totalizando 75 horas de gravação) prestado por Riani no período de outubro de 2000 a julho de 2001 aos historiadores e funcionários da Divisão de Memória da Funalfa, Hilda Rezende Paula e Nilo de Araújo Campos, responsáveis pela organização do relato. O registro da narrativa contou com o respaldo de documentos, medalhas, fotografias e objetos arquivados no Centro de Memória Clodesmidt Riani, inaugurado em outubro de 2001, sob concepção da filha do sindicalista, Augustemira Riani, na ocasião em que o pai completava 81 anos. As entrevistas contaram, em algumas sessões, com a participação de dois colegas de Riani, Otávio de Castro, companheiro no sindicato e na política de Juiz de Fora, com que trabalhou na Companhia Mineira de Eletricidade; e Élzio Bruni, contemporâneo no movimento sindical, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora.

Clodesmidt Riani
Nasceu em Rio Casca-MG, em 15 de outubro de 1920. Filho de Orlando Riani, operário e sindicalista e Maria Riani, mudou-se para Juiz de Fora com seis anos de idade. Casou-se com Norma Geralda Riani, em 04 de setembro de 1941, em Juiz de Fora, com quem teve 10 filhos. Foi cassado pelo golpe militar de 1964, tendo sido preso e levado para a Penitenciária Frei Caneca, em Ilha Grande. Após a anistia voltou a vida sindical e se elegeu novamente deputado estadual por Minas Gerais.  Alguns anos depois do período de cárcere, a Assembléia Legislativa de Minas Gerias reabilitou seus direitos políticos.

Nenhum comentário: