terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Literatura

"Tonico Pereira - Um Ator Improvável"

Ator em quase uma centena de peças, filmes e programas de TV, Tonico Pereira dá seu depoimento a Eliana Bueno-Ribeiro. A autora também conversou com amigos, familiares e colegas que conviveram com ele em suas quatro décadas de trajetória artística.

Na TV, o bondoso e ingênuo Zé Carneiro, do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, encantou gerações de crianças e adolescentes entre as décadas de 1970 e 1980. Recentemente, o seu Mendonça, que interpreta em “A Grande Família”, fascina telespectores de todas as idades sintonizados na TV Globo nas noites de quarta-feira. Na pele desses personagens inesquecíveis, como tantos que fez, há Tonico Pereira, um ator intuitivo, ao mesmo tempo simples e profundo, como o descrevem dezenas de amigos, ex-colegas de trabalho, diretores de TV, cinema e teatro, em Tonico Pereira - Um Ator Improvável, novo título da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Para Eliana Bueno-Ribeiro, autora do livro, Tonico Pereira é um ator popular, na acepção mais ampla do termo. “Quer dizer que é de todos os tempos e nunca pertenceu a nenhuma classe ou grupo social e sempre, certamente, fora das classificações. Eternamente velho e eternamente jovem. É um profissional ao mesmo tempo organizado e anárquico, que parece temer ser levado a sério demais, levar-se a sério demais. Sistematicamente, trata de quebrar com alguma brincadeira todo e qualquer discurso que possa soar mais solene. Circula entre diversas culturas e diferentes níveis da língua com a leveza dos saltimbancos que tanto admira”, explica Eliana.

Tonico Pereira (Antônio Carlos de Souza Pereira) nasceu em 22 de junho de 1948 em Campos dos Goytacazes, região norte do estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: