terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Futebol Brasileiro

Os maiores "MICOS"

A desistência do Grêmio na tentativa de repatriar Ronaldinho Gaúcho pegou o torcedor de surpresa. Mas o anúncio oficial do presidente Paulo Odoni veio após um dos maiores fiascos da História do futebol brasileiro.

Na última sexta-feira, o estádio Olímpico preparou uma verdadeira festa para a chegada do craque. Caixas de som foram instaladas no local para anunciar a contratação. Diversos torcedores esperavam na porta do estádio o ídolo. Chá de cadeira. Ronaldinho não apareceu e frustrou a torcida. A cena dos funcionários retirando as caixas de som foi manchete no mundo.

Porém, o fracasso do Grêmio com Ronaldinho Gaúcho não foi o primeiro e, dificilmente, será o último. Presepadas e decepções marcaram também outros grandes clubes do Brasil.

2008 - Ronaldo/Flamengo
A confirmação de que Ronaldo havia acertado com o Corinthians pegou os flamenguistas de surpresa. Após dias treinando no clube e declarando amor ao Flamengo, o atacante acertou com o clube Paulista. Na época, Márcio Braga, presidente do Flamengo, apostava que o jogador fosse defender o clube do coração. Revoltado, declarou que Fenômeno havia usado a equipe. A torcida, que esperava pela sua contratação, queimou fotos e as camisas da campanha "Fica, Ronaldo". Ao mesmo tempo, gritavam “Ronaldo, traíra”.

2005 - Vagner Love/Corinthians
Financiado pela parceria com a MSI, o Corinthians preparou a montagem de grande time para 2005. Após a contratação do argentino Carlitos Tevez, o clube foi à procura de um companheiro para ele no ataque. Negociou, então, com Vagner Love, que estava no CSKA (RUS). No começo do ano, o atacante chamou a imprensa para confirmar que estava contratado Corinthians. Na ocasião, camisas com o número 9 e o nome de Vagner Love foram comercializas. Apesar do anúncio, o clube russo não liberou o atacante e frustrou o torcedor corintiano.

1999 - Preud'Homme/Fluminense
Em 1999, o goleiro Preud'Homme, considerado na época um dos melhores goleiros do mundo, chegou a vir ao Rio de Janeiro para fechar com o Fluminense. O belga acertou detalhes do contrato e, inclusive, começou a procurar apartamentos pela cidade. No entanto, o Benfica (POR), clube com o qual tinha contrato até junho de 2000, exigiu seu retorno.

1997 - Renato Gaúcho/São Paulo
Em 1997, Fernando Casal de Rey, presidente do São Paulo, prometeu uma contratação de peso. E a bola da vez foi o veterano Renato Gaúcho. A diretoria chegou a apresentar o jogador à imprensa no dia 14 de fevereiro. Mas o clube paulista não sabia que tudo não passava de uma provocação do jogador ao seu ex-clube, o Fluminense, que lhe devia dinheiro. A tática funcionou. Três dias depois, o Fluminense saldou a dívida de R$ 1,1 milhão com Renato, que voltou à Laranjeiras.

1980 - Roberto Dinamite/Flamengo
Em 1980, o Flamengo esteve muito próximo de contratar o maior jogador da História do arquirrival Vasco da Gama. Na época, o Rubro-Negro mandou um emissário à Espanha para negociar com o Barcelona o retorno de Roberto Dinamite ao futebol brasileiro. Ao descobrir a informação, a Rádio Globo montou uma gravação de um gol de Dinamite (com assistência de Zico) jogando pelo Flamengo e colocou no ar. A montagem causou revolta entre os torcedores vascaínos. Revoltados com a possibilidade de Dinamite defender o Flamengo, a torcida exigiu que o Vasco contratasse o ídolo. Eurico Miranda, então, mandou um diretor do clube viajar à Europa para convencer Dinamite a não 'trair' o Vasco. Deu certo. Dinamite não aceitou a proposta do Flamengo e, de quebra, garantiu seu retorno ao Vasco.
Fonte: www.goal.com

Nenhum comentário: