quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Trem

O verdadeiro significado da palavra "TREM".

Interessante. O assunto mineirês veio à tona, logo no dia em que alguns transtornos foram causados pelo seu desconhecimento por parte de alguns jornalistas, que escreveram a seguinte manchete:
"Trens batem de frente em Minas."

Os mineiros, obviamente, não deram a devida importância, já que para eles isto quer dizer apenas que duas coisas bateram. Poderia ter sido dois carros, um carro e uma moto, uma carroça e um carro de boi, ou, até mesmo, um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar.

Movido pela curiosidade, resolvi então consultar o Aurélio. E vejam o que diz lá: "trem [Do fr. train.] S. m.
1. Conjunto de objetos que formam a bagagem de um viajante - 2.Comitiva, séquito - 3. Mobiliário duma casa - 4. Conjunto de objetos apropriados para certos serviços...- 5. Carruagem, sege - 6. Vestuário, traje, trajo - 7. Mar. G. Bras. Grupamento de navios auxiliares destinados aos serviços (reparos, abastecimento, etc.) de uma esquadra - 8. Bras. Comboio ferroviário;trem de ferro - 9. Bras. Bateria de cozinha - 10. Bras. MG C.O. Pop. Qualquer objeto ou coisa; coisa, negócio, treco, troço: "ensopando o arroz e abusando da pimenta, trem especial, apanhado ali mesmo, na horta." (Humberto Crispim Borges, Cacho de Tucum, p. 186) - 11. Bras. MG S. Fam. Indivíduo sem préstimo, ou de mau caráter; traste."

Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 8º da lista de possíveis definições ou sinônimos, e ainda é considerado um brasileirismo.

Alguém comentou o assunto c/ um amigo especialista em etimologia, que deu a seguinte leitura à questão: o comboio ferroviário recebeu o nome de trem justamente porque trazia, transportava, os trens das pessoas. Vale lembrar que naquela época, o Brasil possuía uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante. Assim, era natural que as pessoas fizessem essa associação.

Moral da estória:
O mineiro é, antes de tudo, um erudito! Além desta qualidade, ainda é humilde ao aceitar c/ bom humor que o pessoal dos outros estados tripudie da forma como usamos a palavra trem. Na verdade, acho que isso faz parte do "espírito cristão do mineiro": ele escuta as gozações e pensa 'Que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem.'
Colaboração: Daniel Alves Ribeiro

Nenhum comentário: