Rio-Petrópolis
Um projeto audacioso promete reduzir em 20 minutos o tempo de viagem e dar mais segurança aos cerca de dois milhões de motoristas que trafegam mensalmente no trecho Rio-Petrópolis da BR-040 (Rio-Juiz de Fora). A concessionária Concer duplicará 20km da pista de descida - a nova via será usada para a subida -, incluindo a abertura de um túnel de 5km, o maior do Brasil numa rodovia. A previsão é que obras comecem em março de 2011 e terminem até o fim de 2013, a um custo de R$ 670 milhões. A antiga subida será preservada e se transformará numa estrada parque, voltada para turismo ecológico, educação ambiental e o lazer.
A duplicação começará no Km 102, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na baixada fluminense e terminará próximo à Rodoviária de Petrópolis. As duas faixas de descida, sentido Rio, ganharão vias laterais e novas alças de acesso. De Xerém ao Belvedere, o traçado da duplicação acompanhará a atual estrada de descida, aproveitando áreas degradadas. A partir do Belvedere, na subida, será aberto o túnel.
Ao longo dos 5km do túnel haverá ventilação mecânica, acostamentos e galeria de interligação com a pista de descida. O túnel se estenderá por quase o dobro do Rebouças (2,8km em duas galerias) e mais que o dobro do Covanca da Linha Amarela (2.187 metros).
Na saída do túnel, haverá um novo acesso para Petrópolis, e a estrada ganhará um marco arquitetônico: um viaduto estaiado (sustentado por cabos de aço) no trecho final da nova subida da serra. O atual pedágio, hoje no Km 104, será transferido para o Km 102.
As intervenções já faziam parte do contrato de concessão firmado em 1996, porém estavam programadas para o período de 2001 a 2006, sofrendo sucessivos adiamentos. O projeto original revisto e as obras estão previstos para terminar em 2013, atendendo a demanda de infraestrutura da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016.
História
A antiga Rio-Petrópolis, aberta em 1928 pelo então presidente Washington Luís, foi considerada por muitos anos como uma das melhores estradas da América do Sul. Com o tempo, no entanto, suas condições foram piorando. Jonsson ressalta que, nos últimos anos, houve crescimento significativo do número de veículos pesados, que dividem a estrada, quase em igual proporção, com carros leves. Mensalmente, dos cerca de 2,13 milhões de veículos que passam pela rodovia, 1,1 milhão são pesados.
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