sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Literatura

“O Goleiro Acorrentado” (S&T Editores, 2010), um dos projetos selecionados pelo Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, de autoria de Valdir Appel.
São 256 páginas de histórias bem humoradas dos seus tempos de jogador profissional, ilustradas por fotografias do acervo do autor e imagens exclusivas do fotógrafo Érico Zendron, produzidas a partir da década de 1950. A capa foi criada pelo publicitário Luís Teixeira, com ilustração do cartunista Aldo Maes dos Anjos, editor da revista Cartum. Acompanha o livro a revista de quadrinhos Futebol de Bom Humor, desenhada por Aldo (autor da série As Aventuras do Valdir Appel), com os mais divertidos causos narrados por Valdir e colorizados por Teixeira.

Na opinião do escritor Roberto Vieira, que assina o prefácio com a crônica que deu título ao livro, “o goleiro acorrentado é a síntese do ser humano na face da Terra: livre para sonhar com a glória dos céus, preso ao próprio corpo, mortal e infiel”. Para ele, um goleiro jamais se liberta das correntes, mas “Valdir Appel é uma exceção”.

Para o jornalista Roberto Assaf, do “Lance!”, com suas histórias Valdir mantém “acesa a memória da gente do passado” e atrai a atenção “do pessoal do presente, para que esses aprendam que a magia proporcionada pelo jogo da bola com os pés começou 40 minutos antes do nada”. “Estou feliz e honrado por poder fazer parte da sua rica história no futebol”, destaca o jornalista Roberto Alves, do “Diário Catarinense” e da RBS-TV, personagem de uma das crônicas do livro.

O Goleiro Acorrentado
S&T Editores (http://www.steditores.blogspot.com/)
256 páginas

"O Goleiro Acorrentado" é o segundo livro de Valdir Appel, o primeiro foi "Na Boca do Gol".
Fonte: http://www.valdirappel.blogspot.com/

Um comentário:

Jorge Costa disse...

Boa Noite
Amigo Carlos Ferreira, em 1ºlugar quero parabeniza-lo pelo excelente blog.
Valdir Apell foi um grande goleiro e no Vasco da Gama não teve uma grande sequência de jogos e foi marcado pelo aquele lance infeliz contra o Bangu.
Sou o editor do blog www.sosumulas.blospot.com e como vascaíno estou em busca de súmulas do Vasco da Gama para ampliar o meu arquivo e no momento estou em busca da sumula do jogo Vasco Da Gama 2 x 0 Portuguesa De Desportos pel Taça Cidade de Juiz de Fora em 28/05/1986.
Agradeço ao amigo se tiver essa súmula peço para enviar-me pelo e-mail sosumulas@yahoo.com.br
Desde já agradeço
Abraços