domingo, 7 de novembro de 2010

Censo 2010

Cai o número de habitantes em Santos Dumont, a terra do pai da aviação
Dados preliminares do Censo divulgados na última quinta-feira, 04/11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelaram que Santos Dumont apresentou uma queda no números de habitantes. De 46.789 para 45.052 habitantes. Em dez anos, a cidade perdeu 1.737 moradores, de acordo com dados preliminares do IBGE. Mas nas ruas a diferença nem foi notada.

O sinal de alerta, porém, já foi aceso por causa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isto porque cada cidade recebe o repasse do governo de acordo com o tamanho da população, e se Santos Dumont perdesse mais 900 habitantes, haveria um corte na verba.

A equipe de supervisores do Censo já começou o processo de varredura em toda a cidade. “A varredura começou depois que o censo foi divulgado, pois a expectativa era para números maiores. Outros agentes foram chamados para ajudar. Todos os setores urbanos já foram visitados. Falta ainda as vilas e os setores rurais e algumas casas estão fechadas pois os moradores trabalham em cidades vizinhas”, afirma a agente censitária, Júlia Dias Moreira.

A estimativa dos recenseadores é de que com o trabalho de varredura, a cidade chegue a pelo menos 46 mil habitantes. Ainda de acordo com as informações preliminares do Censo, Juiz de Fora tem 497.778 habitantes. Em 2000, a população era de 456.096 pessoas. Em Barbacena, a população saltou de 114.126 para 121.571, em dez anos.
Colaboração: Luiz André Barra Couri

Nenhum comentário: