sábado, 20 de novembro de 2010

20 de Novembro

Zumbi (União dos Palmares-AL, 1655 — Viçosa-AL, 20 de novembro de 1695.

Etimologia
A palavra Zumbi, ou Zambi, vem termo "nzumbi", do idioma africano quimbundo ,e significa, grosso modo, "duende". No Brasil, Zumbi significa um fantasma que, segundo a crença popular afro-brasileira, vagueia pelas casas a altas horas da noite.

Histórico
O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.

Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.

Dia Nacional da Consciência Negra
A lei N.º 10.639, de 09 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar como o Dia Nacional da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares, e tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Zumbi foi morto em em 20 de novembro de 1695 em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Colega,

Esse dia é mais uma ideia populista desse presidente que temos e apesar dos méritos de se homenagear alguém que lutou pela liberdade, cria um segmento mais racista que a temida intolerância.
Se os membros da "raça branca" resolverem criar movimentos semelhantes serão classificados de "nazistas, racista, intolerantes" e com certeza serão classificados como réus na lei do racismo. Aliás, "raça" é um termo demodê já que não existe hoje outra "raça de homens" que não seja essa de diversas cores mas de mesmo genoma.
Uma raça humana diferente que existiu foi a de "neanderthal" da qual descendemos numa mistiçagem que aconteceu bem lá atrás.
O próprio regime de cotas criado por esse governo é classificado por muitos como um projeto racista que dá oportunides diferentes para esta ou aquela categoria de brasileiros. Na minha opinião, compartilhada por milhões de cidadãos conscientes, o governo deveria sim dar condições que cada estudante tenha uma formação básica à altura das escolas particulares, criando condições para que tenham mesma capacidade técnica de concorrer a uma vaga na USP, por exemplo, ou na UFMG, escolas até bem pouco tempo privilégio daqueles que tinham mais recursos. Deveriam esses políticos estimularem cotas para todo aquele aluno que tenha se destacado, como prêmio à sua dedicação aos estudos, a famosa bolsa de estudos e não classificar esse ou aquele cidadão pela cor da pele.