sábado, 30 de outubro de 2010

500 jogos

A partida contra o Vasco pela 32ª rodada do Brasileirão 2010 será a 500ª do Barradão, a casa do Vitória

por Flávio Amaral

A partida entre Vitória e Vasco neste sábado será a 500ª do Barradão. A casa do Vitória, construída na década de 1980, na gestão do então presidente José Rocha, e inaugurada em 11 de novembro de 1986, foi construída com custo superior a 46 milhões de cruzeiros. Já sua reinauguração, em 1991, esta visando já receber partidas constantes, custou 100 milhões de cruzados.

O estádio, cujo nome - Manoel Barradas - foi dado em homenagem ao ex-presidente do clube com o mesmo nome, que comandou pessoalmente as obras de construção daquela que é apontada como a maior realização do clube. Manoel Barradas em muito influenciou na liberação de verbas estatais para a construção da arena, que abrigou, dentre outras partidas importantes, a semifinal do Campeonato Brasileiro de 1999 e da Copa do Brasil de 2004, e a decisão desta última, recentemente. Embora tenha perdido o título para o Santos, o Vitória teve um aproveitamento de 100% em seu estádio na competição, ganhando todos os seis jogos disputados.

Diretoria quer casa cheia para a partida
Para comemorar a data festiva, o departamento de marketing do clube pretende pôr em prática dois projetos que já vêm sendo planejados há algum tempo pela diretoria. Um deles é o Dia do Torcedor, que consiste numa estratégia já adotada por outros clubes do país. O Vitória irá proporcionar aos fãs oportunidade de disputar jogos no Barradão, com todas as formalidades peculiares de um jogo oficial, como uniformes especiais, telão ligado, preleção no vestiário e entrevista na sala de imprensa. O segundo projeto é a reforma do memorial e da loja oficial do clube. As obras terão a duração de 60 dias, mas serão usadas de qualquer forma durante a festividade.

Já para a partida contra o Vasco, neste sábado, estão previstas outras ações mais suaves, mas que não deixam de ser acessíveis aos torcedores. O ingresso e o site oficial terão uma temática diferenciada, além da comercialização de camisas comemorativas e do terceiro uniforme, produzido pela Penalty, fornecedora oficial da equipe.

Marco na história do clássico Ba-Vi
O estádio é considerado um divisor de águas não só na história do clube, mas também na do futebol baiano. Após sua inauguração, a hegemonia do Vitória sobre seu principal rival, o Bahia, é marcante, visto que o clube conquistou em treze anos o mesmo número de títulos que havia conquistado em toda sua história anterior ao Barradão. Em estatísticas mais precisas, nessa época, o Leão permaneceu invicto em Ba-Vis de 05 de abril de 1998 a 21 de maio de 2006, o que representa mais de oito anos de invencibilidade. Até o momento, o Vitória, no Barradão, tem vinte e uma vitórias, sete empates e sete derrotas no clássico.

Quem confirma tal estatística é Alexandre Ribeiro, historiador e conselheiro do clube baiano, que listou alguns dos jogos mais importantes que o estádio recebeu, tirando dessa lista os jogos decisivos contra o Vasco - adversário de sábado -, que você pode conferir na outra matéria relacionada à partida, no fim da página.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de uma queda no rendimento do time rubro-negro caso o Vitória venha a dividir a Arena Fonte Nova com o Bahia, Alexandre foi enfático:

- Não acho que vá ser prejudicial ao Vitória. O Barradão teve uma importância fundamental na história do clube e do futebol baiano, mas a Arena Fonte Nova trará outros parâmetros de estádio e de estrutura, coisas que o nosso estado necessita. - afirmou.

Jogos mais importantes do estádio:
03 de março de 1998 - VITÓRIA 5x0 FLAMENGO - Confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil

05 de dezembro de 1999 - VITÓRIA 2x1 ATLÉTICO-MG - Partida válida pelas semifinais do Brasileirão de 1999, com o expressivo público de 43.210 torcedores

19 de maio de 2010 - VITÓRIA 4x0 ATLÉTICO-GO - Jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, que rendeu ao Leão a primeira classificação para uma final da competição

04 de agosto de 2010 - VITÓRIA 2x1 SANTOS - Seguna partida da final da Copa do Brasil de 2010. O Vitória venceu e garantiu os 100% de aproveitamento em casano torneio, mas o 2 a 0 para o Santos no primeiro jogo deu o título ao Alvinegro Praiano.

Números do Vitória no Barradão:
14 títulos conquistados no Barradão
101 adversários diferentes enfrentados
315 vitórias
109 vitórias por três ou mais gols de diferença (goleadas)
104 empates
80 derrotas
1113 gols marcados
518 gols sofridos
75% aproveitamento aproximado do Vitória
400 jogadores que defenderam a camisa do Vitória nos 499 jogos já realizados
4.650.627 torcedores que compareceram ao estádio nas 499 partidas já disputadas
200 jogos do Brasileirão disputados no estádio
165 jogos do Campeonato Baiano abrigados pelo estádio
30 amistosos já disputados no estádio

Títulos conquistados no estádio:
14 Campeonatos Baianos (92, 95, 96, 97, 99, 00, 02, 03, 04, 05, 07, 08, 09, 10)
03 Campeonatos do Nordeste (97, 99, 03)

Nenhum comentário: