quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Futebol

Mundial 2000
Após dez anos, a Fifa resolveu se manisfestar sobre o Mundial de Clubes de 2000, realizado no Brasil e vencido pelo Corinthiana.. Nesta quarta-feira, durante cerimônia de sorteio do Mundial de Clubes de 2010, o presidente Joseph Blatter admitiu que a entidade errou no formato da edição do torneio. Segundo Joseph Blatter, a fórmula errou no quesito de permitir que Corinthians e Vasco realizassem a final da competição, por se tratarem de representantes do mesmo país.

Em 2000, oito clubes disputaram o Mundial e foram divididos em dois grupos, com quatro clubes cada. Corinthians e Vasco terminaram nas primeiras colocações de seus grupos e fizeram a final. Real Madrid e Necaxa-MEX, vice-líderes, disputaram o terceiro lugar.

Além disso, a forma como o Corinthians foi para a disputa do Mundial causou polêmica na época. O time Paulista, que sequer conquistou a Libertadores, foi indicado como representante do país sede. Com isso, o Corinthians tirou a vaga de seu rival, o Palmeiras, que tinha conquistado a Libertadores de 1999. O Palmeiras tinha, por direito, a vaga confirmada, já que o Vasco – campeão de 1998 – foi confirmado como campeão do continente, assim como Real Madrid e Manchester United – campeões da Liga dos Campeões em 1998 e 1999, respectivamente

Depois daquela primeira edição em 2000, o Mundial de Clubes organizado pela Fifa só voltou a acontecer cinco anos mais tarde. A principal razão para isso, porém, foi a falência da empresa ISL, que era parceira da entidade e era a responsável pela organização da competição.

A partir de 2005, o Mundial da Fifa se juntou ao antigo Torneio Intercontinental. Mas, em vez de contar com apenas duas equipes (uma da América do Sul e outra da Europa), o campeonato passou a ter representantes de todos os continentes do planeta (nunca dois clubes do mesmo país, o que não é mais permitido). Desde então, os campeões foram São Paulo (2005), Internacional (2006), Milan (2007), Manchester United (2008) e Barcelona (2009). Em 2010, o Internacional representará novamente o continente sul-americano.

Mundial 2010
Foram sorteadas nesta quarta-feira as chaves do Mundial de Clubes da Fifa, que vai ser realizado em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos. O Internacional de Porto Alegre, representante sul-americano na competição, já está na semifinal, e enfrenta o vencedor do campeão africano (ainda não definido) contra o Pachuca (MEX), representante da Concacaf.

Fase Preliminar
JOGO 1: Al Wahda (EAU) x Hekari United (Papua Nova-Guiné)
Quartas-de-finais
JOGO 2: Vencedor do jogo 1 x Campeão Asiático*
JOGO 3: Campeão Africano** x Pachuca (MEX)
Semifinais
JOGO 4: Internazionale (ITA) x Vencedor do jogo 2
JOGO 5: Internacional (BRA) x Vencedor do jogo 3
Disputa pelo 5° lugar
JOGO 6: Perdedor do jogo 2 x Perdedor do jogo 3
Disputa pelo 3° lugar
JOGO 7: Perdedor do jogo 4 x Perdedor do jogo 5
Final
JOGO 8: Vencedor do jogo 4 x Vencedor do jogo 5

* Zob Ahan (Irã) e Seongnam Ilhwa (COR) disputam a final da Copa dos Campeões da Ásia em jogo único, no dia 13 de novembro

** TP Mazembe (RD do Congo) e Espérance ST (TUN) disputam a final da Copa dos Campeões da África em dois jogos, nos dias 31 de outubro e 12, 13 ou 14 de novembro.

Copas de 2018 e 2022
O Comitê Executivo da Fifa se reunirá quinta e sexta-feira em Zurique, na Suiça, para decidir o sistema de votação que será utilizado na escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

Nenhum comentário: