segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Eleições 2010

TIRIRICA - “Vote Tiririca, pior que tá não fica”

Falsidade ideológica
O laudo sobre a habilidade de escrita do deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), campeão de votos para a Câmara, demonstrou que, aparentemente, a declaração de próprio punho por ele entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi escrita por outra pessoa.

No documento, as peritas criminais Gláucia Fabíola Costella Tacla e Morgana Manzi Lopes constataram um “artificialismo gráfico” na construção das frases. A perícia “observou a presença de punho escritor mais evoluído na formação de determinados trechos de vocábulos”, diz a avaliação. “Tal fato permitiu constatar que o autor dos manuscritos possui uma habilidade gráfica maior do que aquela que ele objetivou registrar ao longo do texto da declaração”.

Intensivão
Tiririca refugiou-se no Ceará, em uma casa de praia de um político do PR. Na casa, ele está com parentes e tem auxílio de três educadores especializados em alfabetização de adultos. Uma psicóloga também dá auxílio ao deputado eleito para que ele não se deixe abater na hora em que estiver na frente do juiz. Um advogado do PR já pediu que esse suposto teste de leitura e escrita seja feito longe da imprensa para não constrangê-lo. Na defesa, os advogados também usarão exemplos de deputados semianalfabetos que passaram pelo Congresso nos anos 1980 e 1990, entre eles, um descendente de índios, Mário Juruna, eleito pelo PDT-RJ.

Caronas
Votos de protesto sim, mas não exatamente aqueles que o delegado federal Protógenes Queiroz gostaria de ter angariado para conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados. Protagonista de um dos grandes escândalos do país, envolvendo a prisão do banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Oportunity, durante a Operação Satiaghrara, em julho de 2008, Protógenes se arriscou na vida política em razão da grande exposição. Mas sua causa sozinha, o combate à corrupção, não convenceu o número suficiente de eleitores de São Paulo. O delegado precisou da ajuda do humorista Tiriricia, campeão de votos para deputado federal, para chegar lá.

Protógenes contabilizou 94.906 votos, mas foi a sobra de 1,049 milhão do palhaço cearense que o alçou à Casa, ao lado de outros dois parlamentares, Otoniel Lima (PRT) e Vanderley Siraque (PT), ambos deputados estaduais de São Paulo. O coeficiente eleitoral, índice para eleição de deputado em uma coligação, foi de 304.533 votos. Tiririca (PR-SP) obteve 1.353.820 . O estreante da política por pouco não socorreu também tradicionais lideranças políticas do PT, como o deputado federal José Genoíno, um dos investigados por suspeita de envolvimento no escândalo do mensalão, que não conseguiu se reeleger, atingindo apenas o posto de primeiro suplente.

Nenhum comentário: