domingo, 12 de setembro de 2010

Viaduto Márcio Rocha Martins

Liberação de novo pontilhão não aposenta Viaduto das Almas
Quando o Viaduto Márcio Rocha Martins for parcialmente liberado, os carros não terão mais de passar a poucos centímetros uns dos outros
Ainda não será desta vez que o temido Viaduto das Almas, na BR-040, em Itabirito, Região Central de Minas, será aposentado, como desejam os 15 mil motoristas que passam diariamente pelo macabro pontilhão. Mas, a partir deste domingo, quando o Viaduto Márcio Rocha Martins será parcialmente liberado, os carros não terão mais de passar a poucos centímetros uns dos outros nas pistas simples e em curva do velho Vila Rica, nome oficial do Viaduto das Almas, que receberá apenas o fluxo do sentido Rio de Janeiro/Belo Horizonte. O sentido contrário será feito pela nova estrutura.

O acesso ao Viaduto Márcio Rocha Martins – homenagem a um engenheiro mineiro – recebeu nova sinalização e na entrada há uma placa indicando a velocidade máxima permitida no trecho: 60km/h. Os motoristas usarão as duas faixas da contramão por aproximadamente 2,5 quilômetros. Em seguida, o fluxo voltará à mão de direção por uma abertura na mureta que separa os dois sentidos da rodovia, por mais 1,5 quilômetro, incluindo a nova ponte, quem tem 460m de cumprimento por 21m de largura e traçado em linha reta.

A passagem pela contramão no início do acesso se deve às obras de contenção de encostas, que atrasou pela sexta vez a inauguração do viaduto e a aposentadoria do das Almas. O investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na nova variante foi de R$ 19,5 milhões. A previsão é de que as intervenções complementares para conter os deslizamentos de terra, orçadas em R$ 13,9 milhões, sejam concluídas em maio de 2011.

A liberação parcial do viaduto novo foi confirmada pela Prefeitura de Congonhas, um dos sete municípios que formam o Consórcio para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) – os demais são Belo Vale, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Brás do Suaçuí. A solenidade ocorrerreu neste domingo, 12/08.

Iniciada em novembro de 2006, a construção do Viaduto Márcio Rocha Martins estava prevista para ser concluída em agosto de 2008, mas foi adiada pelo Dnit para novembro do mesmo ano; depois para abril de 2009; dezembro do ano passado; março de 2010; maio e depois para o fim de junho, quando foi apontada a necessidade de obras para contenção de encostas.
Fonte: www.uai.com.br

Nenhum comentário: