sábado, 25 de setembro de 2010

Literatura

Inconfidente Mineiro - Ilustrações & Poesias

Antuérpio Pettersen Filho nasceu em Belo Horizonte , capital do Estado de Minas Gerais. É um poeta egresso dos tribunais de justiça. Advogado de formação, iniciou sua graduação na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, vindo a formar-se em Minas Gerais , na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Lançado em abril de 2000, quando dos quinhentos anos do descobrimento, o "Inconfidente Mineiro", livro de poesias, tão somente, ganhou em 2002 uma versão itinerante, na forma de molduras e painéis conjugando a estética, só possível às ilustrações, aglutinada a concretividade métrica dos seus disformes versos, com os quais passou a fazer exposições:
Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, abril/2002;
Assembléia Legislativa de Minas Gerais, dez/2003;
Galeria Mohangara, Governador Valadares, março/2004;
Câmara Municipal de Uberaba, março/2004;
Palácio Administrativo Municipal de Uberlândia, março/2004; e, finalmente, a consagração em Ouro Preto , na Fundação de Arte de Ouro Preto, durante as comemorações da Inconfidência Mineira, abril/2004.

Em finais de 2004, ainda, lançou a Obra, de cunho Jurídico, “Processo Penal: O Estado no Banco dos Réus”, que iria transformar de vez a sua visão de vida. Obra de natureza autobiográfica, Antuerpio narra, de maneira densa e crua, todo o seu passamento, desde o ingresso no Serviço Público, afeto a Segurança, até o seu desengajamento e passagem pela prisão.

No livro "O Estado no Banco dos Réus", o autor faz um minucioso relato do drama em que se envolveu desde o dia 23 de julho de 1999, culminando com o assassinato do sargento da PM da Bahia José Valério de Oliveira Netto em 19 de fevereiro de 2001, durante viagem de ônibus de São Mateus para Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo

Atualmente, entre uma Palestra e outra, que realiza, Antuérpio é redator-chefe do pequeno Jornal periódico "Grito Cidadão", pertencente à ABDIC (Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania), criada como Entidade Civil por ele próprio, onde se dedica à causa humanitária e justicialista, a qual considera que estão inseridos todos os que desejam ardorosamente participar do tempo em que vivem, e testemunham, com protagonismo e realização.
Fonte: http://www.abdic.org.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Carlos;
Agradeço gentil postagem em seu Blog.
Aqui no "Jornal Grito Cidadão" à sua disposição;
Att: Pettersen
www.abdic.org.br