segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um nome que marcou história na comunicação

Beraldo Rigotti (José Maria Beraldo Rigotti) nasceu em Pouso Alegre, no Sul de Minas, em 24 de março de 1944. 

Família
Filho de Francisco Rigotti e Ana Barbosa Beraldo Rigotti. 

Carreira
Locutor esportivo, comentarista, repórter, editor e radioator, iniciou carreira ocupando o cargo de repórter esportivo na rádio Barbacena na década de 1960, na gestão da diretora Albertina Abrão. Recebeu diversas honrarias como o melhor da imprensa esportiva barbacenense. Em sucessivas oportunidades assumiu a função de diretor de esporte da rádio Barbacena.

Como locutor esportivo, conviveu com Ary Neto, Marcus Vinícius, Barbosa Silva, Armando Santiago, Ary Lopes, Odécio Reis, José Fernandes Paraíso, Adauto Ayres Machado, Carlos Alberto Júnior “Tostão”, José Antônio Lopes, Cristovam Abranches, Osmarino Eustáquio Coelho “Bolinha”, Mauro Filho, Rogério Barbosa, João Raposo, Adelson Rodrigues, Hélcio do Carmo, Beto Santos, Juarez Pinto, Pedro Amaral, Garcia Júnior, Moacir Silva e outros tantos mais.

Colaborou com a área artística da emissora, apresentando os programas “Sucessos que o mundo aplaudiu” e “Carnet Social”.

Notabilizou-se através das apresentações da prece diária “A Prece da Ave Maria” um dos mais apreciados trabalhos de audiência apresentados pela emissora.

Também teve atuações de destaque na interpretação de textos especiais produzidos pelo companheiro Nadyr da Silveira.

Além de divulgar obras musicais de autores brasileiros e estrangeiros através de seus horários musicais, participou de diversas peças teatrais da rádio Barbacena, idealizadas por Sérgio Fernandes, Benedito Fernandes Carlos e Nadyr da Silveira.

Participou muitas vezes, a convite de Sérgio Fernandes e Barbosa Silva, na cobertura do carnaval. Ainda atuou no radiojornalismo ao lado dos companheiros Barbosa Silva, Adauto Ayres Machado, Nadyr da Silveira, Paulo Jorge Barbosa e Cristovam Abranches, como responsável pela apresentação jornalística do “Jornal da boa vizinha”.

Na década de 1960, fez parte do elenco de novelistas da rádio Barbacena através de personagens criados por Nadyr da Silveira e Benedito Fernandes Carlos. As peças eram radiofonizadas e dirigidas por Sérgio Fernandes.

Beraldo Rigotti, também trabalhou na rádio Correio da Serra onde, além da função de narrador esportivo, apresentou o programa “A noite é só nossa”.

Ainda integrou a equipe de esportes da rádio Capital de Juiz de Fora, acumulando as funções de narrador e comentarista.

Além do rádio, Beraldo Rigotti atuava como advogado. Tempos depois, exerceu a função de delegado de polícia da Polícia Civil de Minas Gerais.

Beraldo Rigotti morreu em Barbacena, aos 62 anos, em 2006.

Fonte: wwww.varandasbarbacena.blogspot.com

CONSIDERAÇÕES 
Tive o privilégio de integrar a equipe esportiva da extinta rádio Capital de Juiz de Fora, ao lado de Beraldo Rigotti, Humberto Zaghetto, Lúcio Andrade, Jurandi de Oliveira, Aurélio Barreto, Chico Cícero, Kilder Oliveira,Tony Martins (1943/2001), Nilson Barros Pereira, o Peninha (falecido em 2016) e muitos outros companheiros.
Bons tempos do rádio em Juiz de Fora!

2 comentários:

Chico Cicero disse...

Parabéns Carlos Ferreira por essa homenagem ao companheiro Berado Rigotti, um dos maiores e melhores narradores que também já trabalhei.

vitoria rigotti disse...

Obrigada pela homenagem ao meu querido e saudoso irmão.
Vale lembrar que além das atividades por você citadas,Beraldo Rigotti emocionou a muitos ouvintes da Rádio Barbacena, durante anos,apresentando a " Prece da Ave Maria.