sábado, 18 de setembro de 2010

18/08/1950

"Está no ar a televisão no Brasil". Foi assim, com essa frase, que no dia 18 de setembro de 1950 o Brasil conheceu o veículo que se tornaria, em longo prazo, o mais importante em todo o país. Hoje, segundo um levantamento do IBGE de 2008, a televisão está presente em 95, 1% dos domicílios brasileiros. Isso significa que, em questão de bens presentes na maioria das casas, a TV fica atrás apenas do fogão, que domina 98,2% dos lares.

Hebe Camargo, hoje contratada do SBT - que sucedeu a tv Tupi - foi a primeira mulher a apresentar um programa feminino no Brasil, na TV Paulista (atual tv Globo-SP).

Programa “TV na Taba” foi o primeiro a ser transmitido pela TV Tupi. Naquela época, não existia o luxo do videotape, por isso toda a programação era feita ao vivo, no improviso. Logo em seguida o público pôde acompanhar o surgimento do primeiro telejornal, o “Imagens do Dia”, ainda com uma filmagem crua, de 30 minutos, dos acontecimentos da vida cotidiana, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mais tarde, foi televisionado o primeiro teleteatro, chamado “A Vida Por Um Fio”, com participação de Lima Duarte, Walter Forster, Lia de Aguiar, Dionísio Azevedo e Yara Lins.

Mãe das telenovelas, “Sua Vida Me Pertence” levou Vida Alves (presidente da Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira) e Walter Forster para as casas dos poucos brasileiros que possuíam o aparelho televisivo para assistir ao primeiro beijo de uma novela. Ela se considera a inventora do famoso "beijo técnico". Apesar do choque na sociedade, a atriz garante que não sofreu nenhuma represália com o fato.

Entre os momentos mais marcantes desses 60 anos de cobertura televisiva no Brasil estão o programa jornalístico “Repórter Esso”, trazido do rádio para a tv. Os grandes festivais e programas musicais, como “Jovem Guarda” e “Grandes Espetáculos União”, eram organizados por Paulinho de Machado Filho, falecido esta semana em São Paulo.

A chegada do homem à Lua, em julho de 1969, fez história, assim como a cobertura da Guerra do Vietnã. Em 1970, as cores encheram as telas dos aparelhos televisivos e os brasileiros puderam ver o balanço da camisa verde e amarela na emocionante Copa do Mundo do México.

Nenhum comentário: