sábado, 11 de setembro de 2010

Eleições 2010 - Assembléia Legislativa

Mulheres têm perspectiva pouco animadora na ALMG
O cenário da eleição de mulheres para a Assembleia Legislativa não chega a ser tão dramático como a corrida para a Câmara dos Deputados, mas as perspectivas em relação ao crescimento da bancada feminina não são animadoras. Em 2006, foram eleitas oito mulheres para a Assembleia Legislativa. Atualmente, a Casa conta com cinco mulheres no exercício do mandato. Das oito eleitas há quatro anos, Elisa Costa (PT) renunciou no fim de 2008 porque foi eleita prefeita de Governador Valadares. A ex-deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM) teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER), em março do ano passado, por irregularidades na prestação de contas.

Elbe Brandão (PSDB) está licenciada desde janeiro de 2006, porque ocupa a Secretaria Extraordinária do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e do Norte de Minas. Este ano, ela desistiu de concorrer a novo mandato e apoia o marido, o dentista Luiz Henrique Santiago (PSDB), candidato a deputado estadual. Elbe, depois quatro mandatos na Assembleia, recebeu apelos para “continuar representando as mulheres”, e foi estimulada, inclusive, até concorrer a deputada federal. Mas decidiu não disputar novo mandato para se dedicar à família. “Tenho uma filha de 12 anos que precisa mais da minha companhia”, justifica.

As cinco atuais deputadas que estão no exercício do mandato e que concorrem à reeleição são Ana Maria Resende (PSDB), Cecília Ferramenta (PT), Gláucia Brandão (PPS), Maria Teresa Lara (PT) e Rosângela Reis (PV). A ex-deputada Maria Lucia Mendonça (DEM) também lançou candidatura para retornar à Assembleia, que foi indeferida pela Justiça Eleitoral. Ela entrou com recurso e continua em campanha, aguardando decisão.

Entre as candidatas novatas deputada estadual, de acordo com partidos e coligações, são poucas as que aparecem com grande potencial de votos para superar os homens e serem eleitas. Entre as mais conhecidas, estão a deputada federal Maria Lúcia Cardoso (PMDB) e Liza Prado(PSB), vereadora em Uberlândia, irmã do deputado estadual Weliton Prado (PT), que disputa vaga na Câmara.
Fonte: http://www.uai.com.br/

Nenhum comentário: