sábado, 3 de julho de 2010

Viaduto Márcio Rocha Martins

Especialistas e usuários criticam adiamento de liberação de viaduto na BR-040  Engenheiro especializado e a associação de caminhoneiros questionam o 7º adiamento na liberação do novo complexo

A revelação de mais um adiamento na liberação do viaduto Márcio Rocha Martins, que será o substituto do macabro Viaduto das Almas, no km 592 da BR -040, em Itabirito, na Região Central, provocou irritação e desconfiança entre usuários e especialistas. O Estado de Minas confirmou que, por causa de problemas na variante que dará acesso à ponte, a data de abertura, prevista pela última vez para agosto, deve ser adiada para 2011. Sob ameaça de desmoronamento, uma encosta junto à rodovia deverá ser retirada (ou rebaixada), representando um custo adicional de cerca de R$ 14 milhões. Isto corresponde a 70% dos R$ 19,5 milhões já desembolsados pelo governo federal para a construção do trecho de 3,6 quilômetros.

Esta é a sexta vez que o viaduto tem a inauguração adiada. Além dos R$ 19 milhões já gastos para a construção da variante e mais os R$ 14 milhões que serão desembolsados desta vez, outros R$ 20 milhões já foram pagos apenas para erguer a nova ponte. "A novela se repete e, enquanto isso, as pessoas continuam correndo risco ao passar pelo antigo viaduto”, indigna-se José Natan. De acordo com Silvestre, não é uma particularidade de Minas esse tipo de atraso. “No Brasil inteiro, é mais fácil encontrar obras como essa do que as que foram entregues em datas certas", critica.

Esse acréscimo de R$ 14 milhões será liberado por meio de um aditivo, em elaboração pela cúpula do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). Não há previsão para que o texto seja publicado no Diário Oficial da União (DOU) e nem estimativa para que o volume da montanha seja reduzido a ponto de não causar um desmoronamento. O projeto executivo do complexo viário foi elaborado em 1998, mas a obra só começou no fim de 2006, quando o Dnit estimou a primeira data para entregá-la à população: agosto de 2008.

Mas, ainda em 2006, a conclusão foi revista para novembro de 2008. Depois, nova data: abril de 2009. Porém, naquele mês, apenas o viaduto estava concluído. A construção da variante sequer havia sido iniciada. Uma falha geológica obrigou o órgão a alterar o traçado e o prazo de entrega, para fevereiro de 2010. Porém, novamente ele não foi cumprido. A projeção, então, passou a ser março de 2010, mas uma rachadura na mesma encosta que precisará ser eliminada provocou um deslizamento na pista. Na ocasião, a inauguração foi revista para agosto de 2010. A previsão, contudo, não será cumprida, de acordo com o próprio Dnit. O órgão informou que tentará liberar pelo menos uma das pistas da nova variante antes de a encosta ser removida ou rebaixada, mas não estimou uma data para que isso ocorra.

Cerca de 15 mil veículos atravessam o Vila Rica todos os dias. Levantamento do EM aponta que, desde sua inauguração, em 1957, acidentes graves provocaram pelo menos 75 mortes. Com traçado em curva, ele tem 260 metros de cumprimento, por apenas 9 de largura.
Fonte: www.uai.com.br

Um comentário:

Luiz Alberto Machado disse...

Maravilha este seu espaço, parabens. Indicarei nas minhas páginas, aguarde.
Abração
www.luizalbertomachado.com.br