terça-feira, 13 de julho de 2010

CPF (Cadastro de Pessoa Física)

O fim da emissão dos cartões de plástico do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode começar já no próximo mês de agosto. De acordo com informações da Receita Federal, a previsão é que a partir do próximo mês, todos os novos inscritos já não recebam mais o cartão azul com o número do documento. A partir de agora, quando o contribuinte for à Caixa Econômica Federal, ao Banco do Brasil ou aos Correios para fazer o CPF, ele sairá com o número impresso em um comprovante parecido com os emitidos em caixas eletrônicos de bancos.

Quem quiser ter um documento definitivo, poderá acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) após o cadastro e imprimi-lo. A medida, segundo a Receita, vai acabar com a necessidade de pagamento para emissão de segunda via do documento. Ainda segundo a Receita, o valor para a emissão do CPF não muda: os contribuintes que se inscreverem continuam pagando R$ 5,50.

O objetivo é que ainda nos próximos meses o cadastro do CPF seja feito somente pela Internet, sem a necessidade de comparecer a uma agência credenciada. Quem já possui o cartão azul, pode continuar com o documento.

Nenhum comentário: