quarta-feira, 16 de junho de 2010

Rádio Record de São Paulo AM 1000 KHz

A Rádio Record é uma estação de rádio brasileira com sede em São Paulo, SP. Faz parte da Central Record de Comunicação e opera na freqüência 1000 kHz AM.

A tradicional emissora paulista tem uma programação voltada ao esporte, jornalismo e programas populares.


História
A PRB-9 foi fundada em 1927 por Álvaro Liberato de Macedo, como Rádio Sociedade Record, e passada à Paulo Machado de Carvalho em 1931 é rebatizada com Rádio Record (Rádio e Televisão Record S/A).

Nesta época São Paulo exigia a deposição do então presidente Getúlio Vargas, e as rádios paulistas, especialmente a Record, se transformavam em poderosas armas. Em Julho, teve início o movimento que ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista, que tinha como a principal exigência a convocação de eleições para a formação de uma Assembléia Constituinte.

Com a transmissão de shows musicais com artistas e cantores famosos como Carmem Miranda e Francisco Alves, alcança a liderança nos anos 30, compartilhada com a Rádio Nacional.

Sob a direção de Chico Paes de Barros, esteve em primeiro lugar de audiência durante as décadas de 70 e 80, tendo em sua programação grandes nomes como Zé Béttio, Gil Gomes e Eli Corrêa.

Em parceria com a Rádio Gazeta, foi uma das pioneiras na transmissão de jogos de futebol em "dobradinha".

A exemplo da TV Record, entra em grave crise financeira no final da década de 1980, perdendo seus comunicadores para outras estações e o primeiro lugar em audiência para a Rádio Globo, e posteriormente o segundo para a Rádio Capital. Em março de 1990, o controle acionário da rádio, assim como o da TV, passa para a Edir Macedo Bezerra, fundador e principal líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

A nova administração mantém a linha popular de programação até 2001, quando demite seus comunicadores e implanta uma programação quase que inteiramente religiosa. Só seguiram na emissora a equipe esportiva, comandada por Fiori Gigliotti, na Record desde 1995, e o radialista Paulinho Boa Pessoa, hoje na Capital. A mudança de público-alvo derruba a rádio para o oitavo lugar na audiência, e em alguns horários, tornou-se mera retransmissora da Rádio São Paulo.

Tal postura mudou a partir de 2004, e aos poucos a Record AM volta a ser uma rádio "comercial". Em julho de 2006, uma nova diretoria (Cássio Lima, diretor geral e Roberto Foster, diretor comercial) assume a emissora paulistana e eleva a rádio para a terceira colocação entre as emissoras do segmento popular de São Paulo. Atualmente, tem em seus microfones nomes como Paulo Barboza (ex-Capital), Gil Gomes, Kaká Siqueira (ex-Tupi), Leão Lobo, Lílian Loy, Zé Béttio (que deixou a emissora em dezembro de 2009), José Nello Marques (ex-Bandeirantes) e João Ferreira. Na equipe esportiva, chegam Edemar Annuseck, (que deixou a emissora em dezembro de 2009), Juarez Soares e Paulo Roberto Martins, entre outros.

No Ibope, ocupa a quarta posição entre as AMs paulistanas e pode ser ouvida pela internet: [www.radiorecord.com.br].

O início da Rede Record de Rádio, com sinal via satélite, está previsto para o segundo semestre de 2010. A partir do dia 02 de Março de 2009, com a estréia de Zé Nello Marques, a Record passa a usar novamente o slogan "A Voz de São Paulo", símbolo da revolução constitucionalista de 1932.

Em 01º de Abril de 2009, a Record anuncia a contratação do radialista Paulo Barboza, vindo da Rádio Capital. Sua estréia acontece no dia seguinte. Barboza faz parte da lista dos grandes comunicadores do rádio brasileiro que a direção planeja contratar. Com esta e outras contratações que tem realizado desde 2007, a emissora paulistana resgata e define sua tradição popular.

No dia 04 de Janeiro de 2009, a união inédita das emissoras de rádio se confirmava. A equipe de Eder luiz se integrava a duas grandes estações de comunicação, no AM 1000 kHz da Rádio Record com os 100,1 FM da Rádio Transamérica, com a união da equipe esportiva das duas rádios, com mudanças para um novo gênero de transmissão esportiva.

Nenhum comentário: