terça-feira, 15 de junho de 2010

Murilo Paulino Badaró (13/09/1931-14/07/2010)

 Morre ex-senador e ex-ministro Murilo Badaró
O presidente da Academia Mineira de Letras, ex-ministro e ex-senador Murilo Paulino Badaró morreu na noite desta segunda-feira, aos 78 anos, de infarto agudo, em seu apartamento no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Formado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, ocupou vários cargos públicos.

Murilo Badaró iniciou sua carreira política em 1958 sendo eleito deputado estadual por Minas Gerais com apenas 27 anos. Em 1962, foi reeleito com expressiva votação. Em sua autobiografia, Badaró se apresenta como um político militante dos quadros do antigo Partido Social Democrático (PSD). Durante seu mandato no Legislativo estadual, ocupou o cargo de secretário no governo Israel Pinheiro.

Em 1966, foi eleito deputado federal, cargo pelo qual se reelegeu sucessivamente até ser se tornar senador, em 1979. Na década de 1980, foi ministro da Indústria e Comércio do governo de João Figueiredo. Em 2004, elegeu-se prefeito de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, onde nasceu em 13 de setembro de 1931. Atualmente, era filiado ao Partido Progressista (PP).

Escritor, com destaque para as premiadas obras biográficas de homens públicos do país, também foi colaborador do Estado de Minas, com centenas de artigos. Assumiu a presidência da Academia Mineira de Letras em 1998. Deixa um vasto acervo literário e destacava sempre três livros:
- José Maria Alkimim, uma biografia,
- Gustavo Capanema – a revolução na cultura(Prêmio da Fundação Joaquim Nabuco),
- Milton Campos, o pensador liberal.
No próximo dia 30, iria a Brasília lançar sua última obra:
-O Homem que salvou a República – uma biografia de Bilac Pinto.

Murilo Badaró deixa viúva Lucy Prado, com quem estava casado há 54 anos, sete filhos, 16 netos e quatro bisnetos. O corpo do político será velado na sede da Academia Mineira de Letras, na Rua da Bahia, em BH, e sepultado ao meio dia desta terça-feira, no Cemitério do Bonfim.

Luto
O governador de Minas Antonio Anastasia (PSDB) decretou luto oficial de três dias no estado.
Fonte:  http://www.uai.com.br/

Um comentário:

laerciocesarsantos@gmail.com disse...

O Dr. Murilo era meu conterrâneo. Homem público de extrema capacidade. Político honesto. Grande músico. Era compadre do meu pai, sr. Lourival César Santos, o qual tinha maior admiração pela sua eloquência. Perde Minas uma grande cabeça; perde Minas Novas o filho mais ilustre.