terça-feira, 1 de junho de 2010

Maracanã – Templo do Futebol

Sérgio Orlando Pires de Carvalho*
O maior estádio de futebol do Brasil é o Maracanã, um dos mais importantes símbolos nacionais. Ele foi construído especialmente para sediar a Copa do Mundo de 1950, sendo o maior estádio do mundo na época, com uma área de mais de 180 mil m² e 32m de altura, o que equivale a um prédio de seis andares.

O seu nome oficial é Estádio Jornalista Mário Filho, em homenagem ao jornalista esportivo de mesmo nome, que incentivou muito a sua construção por meio dos jornais da época. Já o nome popular Maracanã deriva do tupi-guarani e significa “semelhante ao chocalho”, pois, antes da construção, a região era habitada por papagaios maracanã-guaçu, que emitiam sons similares.

Em 1950, o Brasil sediou a quarta Copa do Mundo. Durante a década de 1940, as Copas de 1942 e 1946 foram canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial. A Copa de 1950 só se realizou porque o país sede, no caso o Brasil, não havia sido atingido pela guerra e, por isso, teria infra-estrutura para sediar um campeonato mundial.

Nessa Copa, o Brasil era favorito absoluto a campeão, pois dos cinco jogos disputados antes da final, tinha vencido quatro e empatado um. No dia 16 de julho de 1950, no estádio do Maracanã, com mais de 174 mil espectadores, o Brasil participou da final contra o Uruguai. Contrariando todas as expectativas, o Brasil perdeu a final por 2 X 1, o que se tornou um fato marcante na história do futebol brasileiro.

Para reanimar a torcida e os jogadores brasileiros da derrota de 1950, o jornal carioca “Correio da Manhã” promoveu em 1953 um concurso para escolher o novo uniforme da seleção, que até então era uma camisa branca com colarinho azul.

O objetivo era despertar o sentimento nacionalista dos brasileiros, por isso o novo uniforme deveria ter as quatro cores da bandeira nacional.

O jornal recebeu 201 inscritos de todo o Brasil e o campeão foi um rapaz de 19 anos, desenhista de um jornal local de Pelotas. Aldyr Schlee desenhou uma camisa inteiramente amarela com colarinho e punhos verdes e um calção azul com listras brancas. Estava criado um dos maiores símbolos do futebol brasileiro, o uniforme canarinho.

Pelé foi um dos melhores jogadores de futebol, sendo conhecido mundialmente como Rei do Futebol. Nascido em 1940, Edson Arantes do Nascimento desde cedo se interessou pelo futebol. Ainda na infância, seus amigos o chamavam de “Bilé”, nome do goleiro de um time mineiro. Como alguns não conseguiam pronunciar esse nome, começaram a chamar Edsib de “Pelé”, nome que o consagrou na história do futebol.

A estréia de Pelé em Copas do Mundo foi em 1958, sendo um dos responsáveis pela conquista do primeiro campeonato mundial do Brasil. Nessa Copa, Pelé vestiu pela primeira vez a camisa 10. Como desde então seu desempenho foi sempre espetacular, começou a se associar o talento de Pelé à camisa 10, que passou a ser considerada digna só dos grandes craques.

Com a popularização do futebol no Brasil, uma brincadeira se tornou comum entre as crianças. A brincadeira simulava um jogo de futebol em uma mesa usando botões de roupa como substitutos dos jogadores.

Inicialmente, era apenas brincadeira infantil, no entanto, em 1930, se tornou um esporte também praticado pelos adultos com a publicação do primeiro livro de regras oficiais, escrito pelo carioca Geraldo Décourt. Ele regulamentou o jogo e a partir de então começou a organizar pequenos campeonatos locais. Por isso Décourt é considerado o criador do esporte.

O futebol de botão se popularizou e, em 2002, no Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Mesa, com a participação de Argentina, Brasil, Chile e Espanha.

Por volta da década de 1940, os jogadores da Associação Cristã de Moços passaram a jogar futebol em quadras de basquete e voleibol, pois, na época, os campos de futebol eram escassos. Era o início de uma nova modalidade esportiva, o futebol de salão.

Apesar de ter se originado do futebol de campo, o futebol de salão possui algumas particularidades, como o tipo de bola, que nesse jogo é mais pesada, já que a bola do futebol de campo, por ser muito leve, dificultava as jogadas no piso liso da quadra.

Em 1952, foi feita a primeira regulamentação do jogo, que estabeleceu, entre outras regras, o número fixo de cinco jogadores e o tempo máximo de posse de bola, que passou a ser de quatro segundos.
*Sérgio Orlando Pires de Carvalho é Economista, Escritor e Colunista do jornal O Diário do Aço, de Cel Fabriciano.
Fonte: www.zaibatsum.blogspot.com

Nenhum comentário: