segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do México em 1970

Há 40 anos, Brasil era tricampeão mundial

O Brasil está completando nesta segunda-feira, dia 21 de junho, 40 anos da conquista do tricampeonato mundial, sobre a Itália, na Copa do México em 1970, com sete jogos e sete vitórias.

O time-base da Seleção que disputou a Copa era formado por: Félix, Carlos Alberto Torres, Brito, Wilson Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Rivelino, Gérson e Pelé; Jairzinho e Tostão. Técnico: Mário Jorge Lobo Zagallo.

Transmissão
Uma das curiosidades marcantes da história do Rádio nesta época, foi a criação do Pool de Emissoras de Rádio, formada em São Paulo pelas Emissoras: Bandeirantes AM 840 kHz, Jovem Pan 620 kHz e Nacional 1100 kHz (atual Globo).

Devido a necessidade técnica dessa época, a então Companhia Telefônica Brasileira (CTB – sigla que ainda encontramos em várias tampas de rua existentes na cidade de São Paulo) só disponibilizou uma única linha de transmissão para as três Emissoras. A solução foi formar um “Pool” de transmissão, que variava os locutores dessas Rádio, dentro da mesma partida, a cada 20 minutos aproximadamente. Os comentaristas geralmente acompanhavam seus respectivos locutores (com quem formavam dupla), e os repórteres tinham suas escalas variadas. E eis os componentes dessa equipe “fantástica”, formada por uma necessidade técnica, mas que conseguiu narrar com maestria e competência trazendo ao povo paulista e brasileiro, os acontecimentos desta Copa Campeã.

Narradores: Fiori Gigliotti, Joseval Peixoto, Pedro Luiz, Flávio Araujo e Marco Antonio.
Comentaristas: Cláudio Carsughi , Mário Moraes, Mauro Pinheiro e Leonidas da Silva.
Repórteres: Juarez Soares, Geraldo Blota e Roberto Silva.
A Copa de 1970 marcou o mundo como a sendo a 1ª Copa transmitida em "cores" na televisão.
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani

Nenhum comentário: