quinta-feira, 13 de maio de 2010

Uma emissora, dois prefixos


No Rio, começou com a CBN – 860 Khz em AM, que passou a transmitir a sua programação simultaneamente na frequência da antiga e tradicional Globo FM – 92,5 MHz.

Depois foi a vez dos Diários Associados comprarem a concessão da Antena 1 – 103,7 MHz, para onde transferiram a frequência da Nativa FM, antiga Tupi FM, e liberaram o canal 96,5 MHz para transmitirem o sinal da Tupi AM, antes apenas nos 1280 kHz.

Agora foi a vez da Rádio Globo AM do Rio, que divide o prefixo com a FM 89,3 MHz.

É a mesma emissora, mesmo microfone, mesma mesa de som e mesmo locutor, que emite sua programação para dois transmissores diferentes. Uma nova tendência que entra para a história da radiofonia brasileira, e já deve estar sendo estudada no meio acadêmico.

Enquanto o tão esperado rádio digital não vem, as emissoras de rádio tradicionais compram os canais de FM, porque a amplitude modulada (AM) perde seu espaço cada dia mais.

Em tempo de televisão HD, som em múltiplos canais, o pobre AM continua mono, no Brasil, e suscetível a interferências atmosféricas. A fabricação do receptor de AM está na berlinda, podemos ver isso no rádio de celular que já virou sinônimo de FM.

Com tanto MP3, rádio institucional e web rádio, o FM musical também está a caminho do fim.

O lado bom do fenômeno é que a tecnologia empurra tudo para frente, até mesmo o rádio que anda a passos lentos.

Mas quanto ao lado ruim do fenômeno: se tem um profissional do rádio que trabalha para duas emissoras ao mesmo tempo literalmente, é claro que alguém ficou sem emprego.

Oh rádio digital! Quando sair do papel e for para o ar, o rádio no Brasil renascerá junto com o talento dos radialistas que estão em casa, à espera de uma oportunidade.

*Gustavo Corrêa é Radialista
Fontes:
http://patolino.blog-se.com.br/
http://www.seanacionalfosseminha.com/

CONSIDERAÇÕES:
Esta prática já é usada em outras cidades.

São Paulo-SP
Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9
Rádio Eldorado AM 700 e FM 92,9
Rádio CBN AM 780 e FM 90,5

Belo Horizonte-MG
Rádio Itatiaia AM 610 e FM 95,7

Porto Alegre-RS
Gaúcha AM 600 e FM 93,7

Nenhum comentário: