quinta-feira, 20 de maio de 2010

Série D 2010

A CBF divulgou a tabela da segunda edição da Série D do Campeonato Brasileiro, que repetirá a fórmula da temporada passada, com 40 clubes divididos, na primeira fase, em 10 grupos de quatro times.

Dois representantes de Minas aparecem na tabela: Democrata-GV e Tupi-JF.
O  Democrata-GV está na chave A7, ao lado do América-RJ, contra quem estreia dia 18 de julho, no Mammoud Abbas; o Camaçari-BA e um representante do futebol capixaba, ainda a ser definido.
O  Tupi-JF esta na chave A8, ao lado de Madureira, com estreia no dia 18 de julho, no Aniceto Moscoso, o Botafogo, de Ribeirão Preto e o CENE, de Nova Esperança, no Mato Grosso do Sul.
. O Carijó faz sua primeira partida também em 18 de julho, no Estádio Aniceto Moscoso, contra o tricolor suburbano carioca.

Os dois melhores de cada chave avançam à segunda fase, quando começam os confrontos eliminatórios, em ida e volta. Os vencedores e os três melhores derrotados (oito clubes) seguem na luta pelo título, nas quartas de final, seguindo-se semifinais e final, sempre em dois jogos.
Além dos clubes mineiros, outros destaques são o Ceilândia, campeão de Brasília; o Santa Cruz-PE, o Santa Helena, vice-campeão goiano; o Joinville e o Pelotas.

Os grupos:
A1: América-AM, Santana-AP, Baré-RR e um do PA.
A2: Mixto-MT, Villa Aurora-MT, um do AC e outro de RO.
A3: Guarany-CE, Sampaio Corrêa-MA, JV Lideral-MA e um do PI.
A4: Santa Cruz-PE, Murici-AL, Confiança-SE e Corinthians-RN.
A5: Central-PE, Fluminense-BA, Treze-PB e River Plate-SE.
A6: Ceilândia-DF, Anapolina-GO, Santa Helena-GO e Araguaína-TO.
A7: Democrata-MG, Camaçari-BA, América-RJ e um do ES.
A8: Tupi-MG, Cene-MS, Botafogo-SP e Madureira-RJ.
A9: São José-RS, Operário-PR, Joinville-SC e Oeste-SP.
A10: Iraty-PR, Marcílio Dias-SC, Pelotas-RS e Metropolitano-SC.

OBS:
O Tupi pode desistir de disputar a Série D. O Clube tem até amanhã, 21/05, para se manifestar à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à CBF. Caso desista, o Tupi deve priorizar a Taça Minas, que garante ao campeão vaga na Copa do Brasil.

Caso a desistência se confirme. a FMF indicará outro representante para a vaga. D. O Villa Nova, de Nova Lima já demonstrou interesse.

CONSIDERAÇÕES:
O "responsável" pela elaboração da tabela na CBF mostra que não conhece o país e colocou o Tupi para viajar 1500 km até Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para jogar com o CENE. Coisas desses "gênios" que tocam o nosso pobre futebol.

Aqui em Minas a Federação só tem olhos para Atlético e Cruzeiro. Os apitadores também. O Atlético esfregou o regulamento do campeonato de 2010 na cara dela (Federação) e só foi a Teófilo Otoni jogar com o América quando ele quis. Mesmo assim o Atlético hoje comemora a conquista do campeonato denominado por eles de Rural. Foi uma conquista legítima?

Um comentário:

Eurico Moura disse...

Em minha modesta opinião de torcedor, acho até que o Tupi pode ter razão em estar descontente com a tabela. Por outro lado, se voltarmos ao passado, vamos perceber que não tivemos capacidade de aproveitar as ocasiões passadas. Mesmo o futebol sendo uma caixa de surpresas, verificamos que faltou, a direçãdo do clube, a cidade esportiva, tanto no que diz respeito a torcida como aos possíveis empresários e empresas da cidade, uma doação maior ao clube que representa a cidade. Infelizmente, a cultura em JF, é torcer pelos clubes do Rio, como se cariocas ou fluminenses, fossemos. Não se pode negar que existe uma obsessão por isso. Perdemos com isso, grandes momentos. Lembro-me que se falou em determinada ocasião, que o objetivo, era levar o Tupi a serie B. Ou por erro de ortografia, técnico, cálculo, etc. fomos parar na Série D. Ou se toma uma posição DEFINITIVA ou se PÁRA com o futebol na cidade. O que não se pode mais, é se observar uma IMPOTÊNCIA OPERACIONAL,FINANCEIRA, de GESTÃO etc., nos DESTINOS deste clube quase CENTENÁRIO. NOS PARECE, SER TUDO AMADOR, NA CIDADE. ESSA NOVELA, só tem a cada dia, DENEGRIDO A IMAGEM DO NOSSO POBRE FUTEBOL. Não temos imprensa, time,não temos orgulho do nosso time, de certa forma da própria cidade, PORTANTO, nao podemos continuar reclamando de BH, FMX, CBF etc. e eles, sabem que, não temos nenhuma representatividade e peso ALGUM.