segunda-feira, 15 de março de 2010

Literatura

Livro sobre os 40 anos da revista Placar será lançado no Museu do Futebol O evento de lançamento do livro “Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos de Placar”, dos jornalistas Bruno Chiarioni e Márcio Kroehn, será em 23 de março, a partir das 19 horas, no Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller – Bar “O Torcedor”). A obra – com prefácios de Zico e Rogério Ceni, e apresentação de Mauro Beting – resgata os bastidores das reportagens, fotos históricas e depoimentos inéditos de jornalistas como Carlos Maranhão, José Maria de Aquino, Michel Laurence, Juca Kfouri, Celso Kinjô, Marcelo Rezende, Lemyr Martins, Ari Borges, Alfredo Ogawa, Thomaz Souto Corrêa, Kátia Perin, Leão Serva, Paulo Nogueira, Sérgio Xavier, Paulo Vinícius Coelho (PVC) e André Rizek, entre outros. São Paulo, 15 de março de 2010 – Os jornalistas Bruno Chiarioni e Márcio Kroehn vão reunir torcedores de todas as vertentes e a imprensa no Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller – Bar “O Torcedor”), em 23 de março, a partir das 19 horas. A data marca o lançamento do livro “Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos de Placar”, da Primavera Editorial. A obra – que revela os bastidores da revista Placar, publicação que há 40 anos influencia o jornalismo esportivo no Brasil – conta com prefácios de Zico e Rogério Ceni, e apresentação de Mauro Beting. Agendamento de entrevistas e credenciamento para o evento podem ser solicitados na Printec Comunicação, com Betânia Lins (betania.lins@printeccomunicacao.com.br) ou telefone (11) 5182-1806. A história da revista Placar começa na década de 1970, época de efervescência no esporte brasileiro com a seleção brasileira desembarcando no México para a conquista do tricampeonato mundial. A capa da primeira edição – que chegou às bancas em 20 de março de 1970 – estampava a foto de Pelé, jogador intrinsicamente ligado aos momentos importantes da publicação esportiva da Editora Abril. Considerado um dos principais lançamentos da Primavera Editorial, em 2010, resgata os bastidores de reportagens memoráveis em fotos históricas e depoimentos inéditos de jornalistas como Carlos Maranhão, José Maria de Aquino, Michel Laurence, Juca Kfouri, Celso Kinjô, Marcelo Rezende, Lemyr Martins, Ari Borges, Alfredo Ogawa, Thomaz Souto Corrêa, Kátia Perin, Leão Serva, Paulo Nogueira, Sérgio Xavier, Paulo Vinícius Coelho (PVC) e André Rizek, entre outros. AUTORES Bruno Chiarioni é jornalista por formação e opção. Integrante do Curso Abril de Jornalismo, em 2005, fez carreira em canais como Rede TV!, Bandeirantes, ESPN Brasil e Record. Hoje, atua como editor-executivo do Conexão Repórter, apresentado por Roberto Cabrini, no SBT. Quando não está trabalhando, devora livros, curte boa música, é fã de um café passado na hora e fala pelos cotovelos. Chiarioni vive de histórias: dos outros e das próprias. O livro “Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos de Placar” marca sua estreia nas prateleiras das livrarias nacionais. Márcio Kroehn, editor-assistente da revista IstoÉ Dinheiro, iniciou a aventura no mundo das palavras pelos quadrinhos, quando ganhou o primeiro lugar no concurso “Conte uma história de arrepiar”, promovido pela revista Turma do Arrepio. Era 1991 e o menino se divertia entre as palavras e a bola. A vontade de ser jogador profissional fez com que fosse goleiro do Clube Pequeninos do Jockey, no futebol de campo, e da GM/Chevrolet, no futsal. Mas a atração pelas letras parecia maior do que o talento com a bola; o suor passou a ser despejado nos livros do curso de jornalismo na Universidade São Judas. Concentrou os trabalhos acadêmicos no meio esportivo e, dessa forma, conheceu o jornalista Juca Kfouri – que o convidou para organizar o livro “Por que não desisto – futebol, dinheiro e política” (Disal Editora, 2009). O jornalista poderia continuar com as histórias do esporte, mas foi parar em economia, em 2002, na CardNews Magazine. Hoje, Márcio tem a convicção de que repórter não precisa ter a marca de uma editoria, basta contar uma boa história, seja qual for o tema. De arrepiar, de preferência. Primavera Editorial A Primavera Editorial, uma “butique de livros”, estimula no cidadão brasileiro o hábito da leitura com conteúdos prazerosos, inteligentes e instrutivos. Investir em novos autores nacionais e estrangeiros – especialmente os estreantes e com obras que não foram publicadas no Brasil – tem sido uma das estratégias adotadas pela Primavera Editorial. Com diferentes linhas editoriais como romances históricos e sociais, ficção brasileira e estrangeira e policiais, entre outras, as obras da Primavera Editorial são associadas à inovação e ao pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica. No portfólio da editora estão títulos de sucesso como La llorona (Marcela Serrano, Chile), 31 profissão solteira (Claudia Aldana, Chile), Solstício de verão (Edna Bugni, Brasil), A décima sinfonia (Joseph Gelinek, Espanha), As duas faces da abóbora (Caco Porto, Brasil), Há muito o que contar…aqui (Alison Louise Kennedy, Escócia), Mohamed, o latoeiro (Gilberto Abrão, Brasil), O véu (Luis Eduardo Matta, Brasil) e A neta da maharani (Maha Akhtar, Estados Unidos). Pelo selo BIZ – criado para a publicação de livros que fomentam uma cultura corporativa positiva –, a Primavera Editorial lançou o Manual de gentilezas do executivo (Steve Harrison, Estados Unidos) e As 3 leis do desempenho – reescrevendo o futuro de seu negócio e de sua vida (Steve Zaffron e Dave Logan, Estados Unidos). Com o selo EDU, uma alusão à palavra inglesa education, associada à educação continuada, a Primavera Editorial criou uma divisão que representa o investimento da editora no segmento de não-ficção. O anel que tu me deste – O casamento no divã (Lidia Rosenberg Aratangy, Brasil); Livro dos avós – Na casa dos avós é sempre domingo? (Lidia Rosenberg Aratangy e Leonardo Posternak, Brasil); Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice (Marília Cardoso e Luciano Gissi Fonseca, Brasil); e “Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos de Placar” (Bruno Chiarioni e Márcio Kroehn, Brasil) integram o selo. Fonte: www.printeccomunicacao.com.br

Nenhum comentário: