segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Hora e a Vez de Augusto Matraga

Vinícius Gentil Coimbra, niteroiense, filho do miracemense Luiz Fernando Tostes Coimbra, dirige o filme "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", baseado no clássico de Guimarães Rosa, no sertão mineiro. Vinícius dirige e assina o roteiro com Manuela Dias. É a estréia do niteroiense, de sangue miracemense, que já brincou muitos carnavais no salão do Clube XV, na década de 1980, em longas-metragens. Além do diretor, sua ex-mulher, Vanessa Gerbelli e o filho do casal, Tito, também participam do filme. O diretor tem em seu currículo a direção da minissérie "JK" e da novela "Celebridade". Para esse longa-metragem foram 3 anos pesquisando locações. Um guia paulista, familiarizado com o universo de Rosa, falou do Parque Nacional das Sempre Vivas, no Vale do Jequitinhonha. O comboio com cerca de 80 atores e técnicos saiu de Diamantina naquele dia às 6h30min e só chegou ás fazendas ás 10h. Também há filmagens em locais como Biribiri e Capivari.

O texto já teve uma adaptação clássica, feita por Roberto Santos em 1965, com Leonardo Villar no papel principal. A produção que concluiu as filmagens mês passado e tem Fernanda Montenegro como a narradora, José Dumont no papel de um padre e trilha sonora de Jacques Morelembaum, está orçada em R$ 2,5 milhões. A idéia é inscrever o longa em fevereiro no Festival de Cannes. Sinopse Augusto Matraga (Leonardo Villar) é um fazendeiro violento, que é traído pela esposa, emboscado por seus inimigos, acaba massacrado e é dado como morto. É salvo por um casal de negros e, desde então, volta-se para a religiosidade. Mas quando conhece Joãozinho Bem Bem (Jofre Soares), um jagunço famoso, este percebe nele o homem violento. Daí em diante Matraga vive o conflito entre o desejo e a vingança e sua penitência pelos erros cometidos.

Gênero: Drama
Ano: 1965
Duração: 113 minutos
Direção: Roberto Santos
Roteiro: Gianfrancesco Guarnieri e Roberto Santos, baseado em livro de João Guimarães Rosa
Produção: Luiz Carlos Barreto, Nélson Pereira dos Santos e Roberto Santos
Música: Geraldo Vandré
Locação: Diamantina-MG e região
Elenco: Leonardo Villar (Augusto Matraga) Jofre Soares (Joãozinho Bem Bem) Maria Ribeiro (Dionorá) Maurício do Valle (Padre) Flávio Migliaccio (Quim Recadeiro) Antonio Carnera (Major Consilvo) Ivan de Souza (Jurumim) Emmanuel Cavalcanti (João Lomba) Áurea Campos Solano Trindade.
Fonte: SMC/Juiz de Fora
Colaboração: Angeline Coimbra

Um comentário:

AngelMira disse...

Olá, Carlos!
Muito legal ver nosso texto aqui, obrigada! É uma honra para nós.