quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rosalvo Braga Soares (1944/2009)

Prezado Carlos, Sou de Ubá e acabei de receber a triste notícia que o escritor e professor Rosalvo Braga Soares faleceu ontem em BH e vai ser enterrado hoje em Ubá. Ele lançou no mês passado em BH o livro "Nenúfares" sobre as glória do Ballet Aquático de Ubá, considerado o melhor do Brasil há algumas décadas. 
Estamos todos de luto. Márcia Chartune.
Obs: Escreveu o livro "Corpo Azul"(uma homenagem ao Aymorés, de Ubá)

4 comentários:

Anônimo disse...

Perdemos a presença física de uma pessoa de caráter impar, que perpetuará em nossos corações. Sinto não poder acompanhar o funeral junto as pessoas quem muito o admiram. Que Deus conforte o coração daqueles que o conheceram bem. Principalmente a minha Irmã Iolanda (Tezinha) sua atual companheira. Meus sinceros sentimentos. Toninho Braga

Mestre Affonso disse...

SAUDADE

Rosalvo Braga Soares: escritor, crítico literário, professor universitário, compositor, carnavalesco, poeta, meu querido amigo na vida e parceiro no GRES Chame-Chame.

Rosalvo Braga é o branco mais preto de Minas Gerais. Vencedor de vários concursos de samba enredo, compositor da pesada e autor (não conheço outro) do único livro sobre a história de uma escola de samba, escrito fora do Rio de Janeiro. O livro se chama “Jacuba Corpo & Alma” e a Escola de Samba Unidos da Jacuba, também chamada carinhosamente de “Encantada”, é sua escola do coração na cidade de Congonhas. Conheci Rosalvo quando fui convidado para ser Diretor de Harmonia da Jacuba. Levado pelas mãos do Sander, amigo de muitas serestas, e do saudoso Zé Patrocínio, ex-presidente da Jacuba, cheguei a Congonhas e vi faixas e cartazes com o nome do Rosalvo, pra todo lado. Como já conheço há muito as mumunhas, pensei: “Deve ser algum político querendo tirar proveito da escola de samba”. À noite na quadra lotada, me apresentaram o homem: um branco de cabelos brancos, que mais parece padre do que qualquer outra coisa. Como eu estava em terra estranha, fiquei na minha. Fui conhecer realmente o “branco”, depois de tomarmos juntos umas muitas timbucas. Samba rolou, identidade total, amor na alma e no coração.
O telefone tocou, 30/09/2009, atendo tranqüilo, mas não era apenas mais um telefonema... A voz do outro lado da linha era calma, as palavras comedidas, mas meu coração bateu diferente.
Continuei ao telefone e de nada fui informado, desliguei, tomei um taxi e fui para casa. Logo ao abrir aporta senti algo diferente: o coração apertou, a vista escureceu, ouvi a notícia de que meu amigo, amigo de verdade, havia partido para os braços do Criador.
Os pés fugiram-me, a alma voou por todos os caminhos que percorremos juntos, verti lágrimas e as bebi nos copos da saudade.
Além de tudo que já falei, Rosalvo em muitas horas da minha vida foi anjo protetor. Aqui não cabe contar histórias porque são muitas... Apenas uma: Quando foi fundada a Escola de Samba Chame-Chame, fui procurá-lo para que fizesse a sinopse para o ano de 2007, o moço fez bonito e continuou comigo dizendo enquanto eu ficasse ele ficaria. É dele a sinopse para 2010, “Brasil Imperial”, e ele terá uma cadeira eterna dentro da agremiação. Toda vez em que ouvirmos um surdo de marcação, lá estará o Branco. Em todos os rodopios das baianas, lá estará o Branco. Todas as vezes que ouvirmos o lamento da cuíca será o nosso choro contido em notas musicais.
O mais interessante de tudo é que pensei nesta semana em fazer a ele uma homenagem, contando suas histórias, nossas histórias, seus livros, sua luta incansável pelo samba.
Pois é irmão, pois é... O samba perde um valoroso guerreiro e eu perco uma das pessoas – em todos os sentidos - mais importantes da minha vida.
Não tenho mais o que falar porque as lágrimas e a dor invadiram tudo.
Que Deus ilumine suas novas estradas e te cubra de bênçãos.
Um beijo meu querido irmão.

Obrigado, meu Deus, pela honra e a glória de ter nascido sambista.
Mestre Affonso

Mestre Affonso disse...

AOS OLHOS DO MESTRE AFFONSO
Rosalvo Braga

A vida se resume nos ouvidos? Certamente, se a figura é mestre de bateria, especialista que divide o conjunto em naipes de instrumentos, cria desenhos rítmicos, projeta cortes, seleciona integrantes, distribui a turma segundo as habilidades, enfim, bota a rapaziada para aprontar uma seqüência de toques que têm por finalidade o agrado dos ouvintes.

Só que esse tipo de agrado não é dos que fazem alguém se abobalhar em delicado encantamento, aqueles que acomodam a alma da gente em sublimes almofadas de nuvens.

Que nada! O efeito é explosivo: chora o cavaco, negão ataca de maracanãs, treme-terras, caixas-de- guerra. Só pelos nomes, dá pra ter idéia do que tá acontecendo. E lá vêm repiques bem pinicados, tamborins virados pra nem se sabe onde, num tatatá de interferir no ofício dos miolos.

O estardalhaço do som faz até pensar que falecidos bichos esgoelam pranto pelo couro arrancado de seu lombo, saudade furiosa do desfile de touceiras de capim que para eles, sim, isso é que é carnaval!

Quem ouve uma bateria de escola de samba — o que faz, meu senhor? Responda quem quiser, mas olhaí a mulata, quadris que socam prum lado e pra outro, pezinhos ciscando espaço de nada, braços se abrindo, mãos em rodopio no eixo das munhecas igualmente estonteadas.

O povão, se é povão, não nega fogo, seja qual for a cor da pele porque, escondida sob o verniz da aparência, a sustância negra traz (mais um) momento de triunfo. Lindo de viver é o jorro de gestos primitivos, esguichos de vontade liberada, gana irreprimível de gritar que a felicidade é possível.

Quem é que tem o poder de contrariar uma felicidade tão senhora de si, a ponto de puxar o céu pra um pedaço de chão?

Cada um só pode dar o que tem, não é mesmo? Então, quem dá alegria deve ter alegria de sobra. Pra ver se o raciocínio funciona, vamos dar uma espiada na fachada do Mestre Affonso a reger a bateria. Negativo: o homem tá mais sério que porco na chuva, sacarrolha moral sugando perfeição da sua turma. Mas “errar é humano”, acode a sabedoria popular. E quem diz que Mestre Affonso suporta erro?

Calo na mão de ritmista pode ser uma bela imagem para turista. Para o homem, não: é pouco. O brutamontes quer é sangue. Diabo de sadismo, esse arrancar prazer pelas vias da dor.

Ah, sempre pinta um que não dá conta do recado. Olho do Mestre expulsa o incompetente. Olho? Taí, a vida agora se resume no olho, aquele par de olhos que ameaça botar-se pra fora da cara. Olhos de Mestre Affonso rugem como boca de famintos e justiceiros. Irônicos, severos, brigões.

Bateria bate que bate, o chão lateja. Homens e mulheres cantam e dançam e são felizes. O fogo do carnaval arde que arde até se acabar em cinza. Quaresma.

O tempo corre como um rio renovador. O Mestre quer se achar, reincorporar-se em si mesmo. Cervejinha no fim da tarde, conversa de se jogar fora, mãos na cintura larga, joelhos em movimentos laterais. Fala, e muito, sobre caminhos e descaminhos do povo e da música do povo. Já é outro. A vida se resume nos olhos, confirma-se.

Olhos de Mestre Affonso também são criança que implora licença para brincar no quintal da vida. Dependesse deles, jamais haveria racionamento de energia. Porque qualquer emoção que lhe toque faz acender luz úmida nos faróis da fuça. Depois, é uma cascata de lágrimas que movimenta as turbinas da fraternidade.

Homem não chora. Será? Quando o homem é gente, pode. Conta seus casos & causos, Mestre. Os fiapos da vida pedem passagem. A vida não para; a vida só dá refresco a quem traz sua caneca para a procissão da boa vontade.

Acá, Mestre Affonso, bote um bago de lágrima no cordão dos homens-de-fato que lutam para derreter a insensibilidade dos que não acreditam na origem divina de todos nós. Amém.

Querido amigo Rosalvo, que falta que você já me faz.

Obrigado, meu Deus, pela honra e a glória de ter nascido sambista.
Escrito por Mestre Affonso às 12h26
[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ]

Unknown disse...

Não saberia descrever, aqui com tanta exatidão, sobre a vida e obra do Rosalvo Braga, mas saberia descrever o sentimento, que tenho por essa pessoa linda conhecido apenas como Rosalvo e que por uma incrivel manobra do criador trazia em seu sobrenome o mesmo de nossa familia que conheci a alguns anos atras como o meu mais novo e querido tio "o tio Rosalvo adotado de imediato por meu coração no inicio por estar casado com Iolanda minha tia ,e com o tempo já não sabia mais dizer quem era o tio de verdade nesse casal ,pois Rosalvo soube de uma maneira simples e com aquele lindo coração ocupar seu espaço em nossas vida e hj a minha perda não é de um simples tio, mas de um anjo emprestado que devolvemos ao criador e com certeza hj o ceu está em festa e por isso digo vai vai ROSALVO BRAGA com a certeza de que vc estara sempre em nossos corações. Deixo aqui o meu carinho a minha tia Iolanda, ao Alvaro e a todos os irmãos,amigos e parentes dessa pessoa linda.
Silene
(Carlos como sei que irá aprovar ou não esse cometário, gostaria que ao aprovar fizesse as devidas correçoes no texto pois nao sei bem redigir e claro cortasse esse parenteses do comentario. obrigado)