domingo, 23 de agosto de 2009

Literatura

"Suicídio – O Futuro Interrompido", da jornalista Paula Fontenelle, (Geração Editorial. Para escrever "Suicídio – o futuro interrompido", Paula entrevistou pesquisadores de vários países, estudou a linguagem simbólica e os significados de cartas de despedida, participou de grupos de discussão na Internet, anotou relatos de quem tentou tirar a própria vida e conversou com pessoas que sofrem pela perda de um amigo ou familiar nessas condições. Entre os especialistas mais respeitados, está Edwin Schneidman, psicólogo norte-americano considerado o pai da suicidologia moderna, responsável pela abertura do primeiro centro de prevenção ao suicídio nos Estados Unidos.

A obra traz relato histórias de superação, esclarece quais são os sinais de alerta emitidos por pessoas propensas ao suicídio, derrubo mitos acerca do assunto, trago a opinião de vários especialistas. Ela pode ajudar as pessoas que vivem situações de risco a prevenir a morte voluntária e a enxergar alternativas.

Paula Fontenelle, jornalista, foi levada a escrever este livro pelo suicídio de seu pai. Mergulhou no passado, tentando entender por que alguém coloca fim à própria vida. Buscou com outras pessoas experiências semelhantes.

Enquanto escrevia, teve de fazer um tratamento para depressão. Pensou em parar, mas insistiu. Doeu nela, como vai doer em quem o ler. Mas é uma dor necessária. Vale enfrentá-la.

Nenhum comentário: