segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Literatura

Jornalista Altamiro Borges lança “A ditadura da mídia” O jornalista Altamiro Borges lançou o livro “A ditadura da mídia”. Com essa publicação, Altamiro Borges dá uma importante contribuição ao debate, no ano em que se realiza a Conferência Nacional da Comunicação.
O jornalista cita Gramsci, ao concordar que a grande mídia atua como um “partido do capital”. Em contrapartida, também “nunca sofreu tantos questionamentos da sociedade”. São paradoxos que colocam em novo patamar a luta pela democratização da mídia.
O autor aborda a importância crescente dos meios alternativos contra-hegemônicos de informação, que vem sendo ocupados, estrategicamente, por movimentos sociais, sindicais e partidos de esquerda.
Depois de fazer um levantamento histórico sobre a concentração da mídia voltada para os interesses e o mundo de valores das classes dominantes, e de seu poder de fogo na mão de poucas empresas e/ou oligarquias familiares (caso particular do Brasil), e de muitas de suas intervenções sempre desfavoráveis às causas populares. O autor define a obra como de “denúncia política”.
O livro foi dividido em cinco capítulos:
01- Poder mundial a serviço do capital e das guerras;
02- A mídia na berlinda na América Latina rebelde;
03- Concentração sui generis e os donos da mídia no Brasil;
04- De Getúlio a Lula, histórias da manipulação da imprensa;
05- Outra mídia é urgente: as brechas da democratização.
"A ditadura da mídia" (São Paulo, Editora Anita Garibaldi/Associação Vermelho). Nas livrarias custa R$ 20. Mas pode ser adquirido pela metade do preço, se comprado em maior quantidade, por entidades dos movimentos sociais e sindicais.
- Contatos pelo endereço eletrônico <aaborges1@uol.com.br>.

Nenhum comentário: