terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aquarela Brasileira - 70 anos

Composição: Ary Barroso Brasil! Meu Brasil brasileiro Meu mulato inzoneiro Vou cantar-te nos meus versos O Brasil, samba que dá Bamboleio, que faz gingar O Brasil, do meu amor Terra de Nosso Senhor Brasil! Prá mim! Pra mim, pra mim Ah! abre a cortina do passado Tira a mãe preta do cerrado Bota o rei congo no congado Brasil! Prá mim! Pra mim, pra mim! Deixa cantar de novo o trovador A merencória luz da lua Toda canção do meu amor Quero ver a sá dona caminhando Pelos salões arrastando O seu vestido rendado Brasil! Pra mim, pra mim, Brasil! Brasil! Terra boa e gostosa Da morena sestrosa De olhar indiferente O Brasil, samba que dábamboleio que faz gingar O Brasil, do meu amor Terra de Nosso Senhor Brasil!, Pra mim, pra mim, pra mim O esse coqueiro que dá coco Onde eu amarro a minha rede Nas noites claras de luar Brasil!, Pra mim, pra mim, pra mim. Ah! e estas fontes murmurantes Aonde eu mato a minha sede E onde a lua vem brincar Ah! esse Brasil lindo e trigueiro É o meu Brasil brasileiro Terra de samba e pandeiro Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!Brasil! Pra mim, Brasil!, Brasil! O autor: Ary Barroso (Ary Evangelista de Rezende Barroso) nasceu em Ubá, Minas Gerais, no dia 07 de novembro de 1903. Morreu no Rio de Janeiro, no dia 09 de fevereiro de 1964. História: A canção "Aquarela do Brasil", antes chamada de "Aquarela do Brasil", recebeu esse título porque foi composta na noite de 18/08, de 1939 na qual Ary Barroso foi impedido de sair de casa devido a uma forte chuva. Naquela mesma noite, ainda compôs "Três Lágrimas".
Livro:
Este título da coleção "Canto um Conto" apresenta a música "Aquarela Brasileira", samba-enredo composto por Silas de Oliveira para o carnaval carioca de 1964, inspirada na famosa "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso. Os versos da obra, enaltecendo em forma de aquarela os mais belos recantos e cidades do Brasil, são ilustrados a cores por Clarinda Sousa. O livro apresenta, ainda, textos sobre a origem do samba-enredo e da música "Aquarela Brasileira", além da sua respectiva linha melódica cifrada
Gravações de destaque: 1957: Frank Sinatra em Come Fly with Me 1958: Bing Crosby em Fancy Meeting You Here 1960: Ray Conniff em Say It with Music (A Touch of Latin) 1963: Paul Anka em Our Man Around the World 1970: Antonio Carlos Jobim em Stone Flower 1970: Erasmo Carlos em Erasmo Carlos & Os Tremendões 1975: Elis Regina em A Arte de Elis Regina 1976: Chet Atkins em Guitar Monsters 1976: João Gilberto em Amoroso 1980: Gal Costa em Aquarela do Brasil 1980: Simone em Ao Vivo 1987: Ney Matogrosso em Pescador de Pérolas 1988: Emílio Santiago em Aquarela Brasileira Vol. 1 1990: Harry Belafonte em Around the World with the Entertainers 1995: Dionne Warwick em Aquarela do Brazil 1997: Pink Martini em Sympathique 1998: Vengaboys em To Brazil 2000: Daniel Barenboim em Brazilian Raphsody 2004: Martinho da Vila em Apresenta Mané do Cavaco 2005: Arcade Fire em Rebellion (Lies) (Lado B) 2005: Daniela Mercury em Balé Mulato 2005: Plácido Domingo em Lo Essencial de 2006: Beirut em Live at The Flying Anvil

Nenhum comentário: