sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Caxambu-MG

Moradores de Caxambu querem transformar a cidade em Patrimônio da Humanidade, reconhecido pela Unesco.
Eles acreditam que com o título será possível atrair mais turistas e investimentos para a cidade.Os representantes do município estão reunindo documentos que comprovem que a cidade possui o "maior complexo hidromineral do planeta". Além de registros que demonstrem a eficiência de suas águas minerais em tratamentos terapêuticos.
Situada na região do sul de Minas Gerais, no Planalto da Mantiqueira, Caxambu quer a conquista do titulo de patrimônio da Humanidade. Através de seu Parque das Águas, com 12 fontes de águas minerais. Em Minas Gerais são patrimônio da Humanidade as cidades mineiras de Ouro Preto, Congonhas do Campo e Diamantina.
O prefeito de Caxambu, Luis Carlos Pinto (PHS), está buscando o título junto com o deputado Dalmo Ribeiro e o relator deputado Chico Uejo. Para se tornar um patrimônio da humanidade é necessário primeiro se tornar um patrimônio do estado, projeto que já está tramitando no congresso.
História
Caxambu é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 23.482 habitantes. Localizada na região do Sul de Minas, é uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais e conhecida como importante instância hidromineral.
A palavra Caxambu teve origem indígena em Catã-mbu, no dialeto tupi dos antigos habitantes Cataguases que habitavam a região e significa "Água que Borbulha" ou "Bolhas a ferver". Também, por coincidência, é o nome de um instrumento musical tocado pelos escravos africanos, que dizia-se irem à noite ao Morro de Caxambu para tocar o caxambu (Cacha - tambor - e Mumbu - música) em seus festejos. A primeira origem é a mais aceita por historiadores, do mesmo modo que a maioria dos nomes das cidades da região, tais como: Itamonte, Itanhandu, Baependi, Itatiaia, Lambari, Cambuquira, Aiuruoca, etc.

Nenhum comentário: