segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rádio Vaticano

Rádio do Vaticano veicula anúncios pela primeira vez em quase 80 anos Depois de quase 80 anos de existência a Rádio do Vaticano se rendeu à publicidade pela primeira vez e passou a veicular comerciais da empresa italiana de energia Enel, revelou a "BBC". Até agora, a emissora era totalmente financiada pela Igreja Católica, ao custo anual de cerca de US$ 30 milhões. Mas os efeitos da crise financeira fizeram o Vaticano recorrer à publicidade para reduzir seus gastos. Segundo a "BBC", os comerciais da Enel devem render à Rádio do Vaticano cerca de US$ 250 mil nos próximos seis meses. A empresa se disse honrada em ser escolhida como a primeira anunciante da rádio e destacou que compartilha dos mesmos valores da Igreja Católica. O Vaticano acaba de divulgar seu balanço financeiro, que registrou déficit pelo segundo ano consecutivo. Os gastos com a rádio foram apontados como uma das razões para o resultado, assim como a queda no volume de doações dos fiéis por causa da crise financeira internacional. O secretário-geral do Governatorato da Cidade do Vaticano, D. Renato Boccardo, afirmou que a abertura aos anúncios publicitários não responde somente a critérios económicos : "Trata-se, portanto, de uma colaboração entre grandes instituições, que vai muito além do aspecto económico . Existe um aspecto 'ideológico' que sustenta tudo: a vontade e o desejo de levar por diante essas iniciativas, que estão ao serviço de todos". A seleção publicitária será feita pela agência "MAB.q". O seu presidente, Egidio Magioni, ilustrou como o trabalho será feito: "É evidente que nem todas as empresas podem ter a característica de veicular publicidade na Rádio Vaticano. Consequentemente, será um trabalho de pré-selecção e, depois, de proposta de eventuais clientes à Rádio".A rádio, fundada em 1931 pelo italiano Guglielmo Marconi, transmite programas em FM e pela internet em 45 línguas para difundir a fé católica e a mensagem do Papa. O diretor da rádio é o padre Federico Lombardi.

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