segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fazenda São Mateus

200 anos de história preservados
• Tombada pelo Município, Fazenda São Mateus já abrigou figuras célebres e foi sede de governo

Símbolo da aristocracia cafeeira, pousada para nomes conhecidos da história, refúgio de políticos, palco de casamentos e a casa de dezenas de gerações familiares. Desde a última quinta-feira, os episódios que marcaram os mais de 200 anos de existência da Fazenda São Mateus passaram a ser oficialmente preservados pelo Patrimônio Histórico de Juiz de Fora. Com o tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico construído nas proximidades do Rio do Peixe, a cidade mantém viva uma testemunha de três séculos. Situada às margens da rodovia MG-353, a 15 km de Juiz de Fora, a propriedade rural tombada inclui a casa-sede e a igreja dedicada a São Mateus, além da fachada e paredes externas das casas de colonos. O decreto preserva também o acesso principal, cercado de palmeiras imperiais, o jardim e a área do entorno, cujo perímetro é formado por uma linha imaginária situada a 100 metros de cada lado do casarão e envolve a tulha, o engenho de serra e os currais. A fazenda hoje é usada para a criação de gado leiteiro e de corte e pertence à família Villela desde 1974. Na década de 1980, foi totalmente restaurada e passou a receber cerimônias de casamento na capela de São Mateus. Mas as celebrações foram proibidas em 2005 pelo então arcebispo metropolitano Dom Eurico dos Santos Veloso. A propriedade é usada agora apenas pela família. A visitação é restrita e feita somente com autorização, já que nenhum dos proprietários reside no local, ocupado pelos tralhadores rurais. O conjunto guarda detalhes arquitetônicos únicos, móveis e relíquias raras. A casa-grande impressiona pelo tamanho: são 26 quartos, 21 banheiros, 12 salas e varanda com 45 metros de extensão. A igreja, erguida em 1933, possui 200 assentos. O relevo e a vegetação da propriedade são próprios para a prática de esportes radicais, como o trekking e o rafting. No total, a área da fazenda abrange, hoje, cerca de 43 alqueires de terra.

FUNDAÇÃO
Fundada em 1709 pelo coronel Matias Barbosa da Silva, a São Mateus passou pelas mãos de outros dois portugueses no século XVIII, até ser adquirida pelo aristocrata José Inácio Nogueira da Gama, em 1803. Historiadores divergem quanto à construção da casa-sede. Suspeita-se que tenha ocorrido no início do século XIX, quando a propriedade viveu o auge da produção de café, chegando a produzir 25 mil sacas por ano. Em 1839, com a morte de José Gama, sua esposa, a Baronesa de São Mateus, tomou a frente da administração e recebeu, três anos depois, a visita do imperador Dom Pedro II. Na ocasião, a viúva alforriou vários escravos para homenagear o imperador. Décadas antes, a fazenda teria abrigado Tiradentes por uma noite, quando ele viajava para a Corte, onde, dias depois, seria brutalmente esquartejado pelas autoridades portuguesas. A família Tostes e Getúlio Vargas Em 1890, Cândido Teixeira Tostes comprou a propriedade e promoveu uma grande reforma. Na década de 1920, ele recebeu a missão militar francesa, chefiada pelo general Gustave Gamelin, que veio ao Brasil para modernizar o Exército. Tostes morreu em 1927 e seu filho, João Tostes, passou a administrar o local. Em 1934, a São Mateus recebeu a primeira visita do presidente Getúlio Vargas, que veio passar o aniversário em Juiz de Fora. Em seu diário, Vargas registrou as impressões que teve.

— Conforme combinara previamente com o dr. Menelick de Carvalho, prefeito de Juiz de Fora, parti no dia 19 para São Mateus, fazenda do dr. João de Resende Tostes, naquele município. Acompanharam-me minha mulher, as duas filhas e um ajudante-de-orfens, capitão Ubirajara. Passei dois dias agradáveis, em completo repouso nessa velha fazenda patriarcal, mas com todos os requintes do conforto moderno, e onde fui tratado com a maior gentileza — relatou. Vargas voltaria outras duas vezes a São Mateus, em 1935 e 1936. Nas visitas, fez despachos, recebeu ministros e o governador Benedito Valadares, assinou o decreto autorizando a repatriação dos restos mortais dos inconfidentes exilados na África, foi entrevistado por João Carriço, participou de cavalgadas e caçadas a porcos-do-mato e ainda visitou o Museu Mariano Procópio e a fábrica de estojos e espoletas de artilharia, a Imbel. Tanto Getúlio como outras visitas ilustres recebidas na propriedade tiveram o privilégio de imortalizar esse grandioso patrimônio histórico. O melhor de tudo é que, assim como eles, hoje ainda é possível apreciar e se impressionar com os ares de São Mateus, como registrou um de seus visitantes, na década de 1970.
— Ao dobrarmos a curva, avistamos o casarão com suas janelas iluminadas, justamente quando eram acendidos os lampeões. A visão tinha um toque de fantástico. O quadro era exatamente o que eu imaginava.
Fonte: www.jfhoje.com.br

8 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de parabenizá-lo pela matéria tão maravilhosa!
Sou da família Tostes e será leiloada uma cama dossel estilo D Maria I , séc XVIII, que pertenceu à Fazenda São Mateus do meu bisavô. Nela dormiram D Pedro II e Getúlio em suas visitas à fazenda. Gostaria do email da família Villela para convidá-los. Será em Itaipava RJ no Shopping Itaipava dias 20-21 de julho. Obrigada!

Anônimo disse...

Sou da família vianna(CEL do Exercito da reserva).Realizei em parte meu sonho em conhecer a fazenda São Mateus.Apenas a admirei pelo lado de fora. Desejaria conhece-la por completo.
Meu telefone:rio 021-87351131.
e-mail: delevi10@gmail.com

Aguardo essa autorização.
Cel vianna

VALMIR DE PAULA SANTOS disse...

sou apreciador da história do BRASIL .EXCELENTE MATÉRIA .EMOÇÃO...

Isolino disse...

Bom dia! O meu nome é Isolino sou estudante UFJF letras e gostaria de poder visitar esse patrimônio. Seria possível?
meu e-mail é isolino@oi.com.br

Unknown disse...

Ola sou dono da fazenda

Anônimo disse...

Essa fazenda atualmente pertence ao senhor Pedro Marques

Anônimo disse...

Olá

Diego VILLELA disse...

Boa tarde senhores, sou Diego Villela, gostaria do contato do atual proprietário, gostaria de conhecer esta propriedade, na qual remete a fazenda centenária de meu avô tbm na região do sul mineiro, fazenda destinada por sesmaria ao meu tataravô,segue meu email: dvfeng@outlook.com