terça-feira, 23 de junho de 2009

Colônia Padre Damião

Acontece nesta quinta-feira o pré-lançamento do documentário “Colônia Padre Damião: o crime de uma doença”
Produção revela bastidores de uma localidade marcada pela discriminação
Os alunos do primeiro período de Comunicação Social/ Habilitação em Jornalismo da Fagoc estão em contagem regressiva para o pré-lançamento do documentário que pretende contar a história da Colônia Padre Damião, localidade que há muito tempo é estigmatizada pela população devido a sua história diretamente ligada à Hanseníase.
O vídeo tem duração de aproximadamente 30 minutos e sua exibição acontece na próxima quinta-feira (25), às 20h30 na Sala de Multimeios da Fagoc. Este, por sua vez, foi produzido pelos alunos Cristiano Magalhães (pesquisa, filmagens e argumentos), Maurício Santos (direção) e Michele Lopes (filmagens, entrevistas e argumentos). Já a produção do pré-lançamento ficou a cargo de toda a turma, que vem se empenhando ao máximo pela qualidade do evento. Muito mais do que uma exigência da disciplina, a proposta vem mostrar que a hanseníase tem cura e a que luta agora é contra o preconceito.
“A ideia de fazer um filme sobre a Colônia Padre Damião surgiu exatamente quando percebemos que pouco se sabia sobre a história desse lugar e os resultados das pesquisas que foram feitas com os moradores de Ubá sempre apontavam para o desconhecimento, medo e preconceito”, relata Maurício, diretor do documentário.
O Coordenador do curso, Professor Raul Carneiro Filho, está muito satisfeito com a iniciativa. “É gratificante perceber a dedicação desses alunos já no primeiro período. O documentário é uma bela ferramenta de informação, tocante e questionador. Fatos que acontecem em nossa cidade e passam despercebidos. Jornalismo é isso!”
Após a exibição do documentário será feito um debate sobre o assunto.
São aguardados para o evento o Prefeito Municipal Vadinho Baião, a Secretária de Cultura Aparecida Camiloto, o Diretor da Casa de Saúde Padre Damião Cléverson Mosqueira e o Presidente Regional do Morhan Sebastião José Manoel.

Nenhum comentário: