sexta-feira, 22 de maio de 2009

Série D 2009

Marco Antonio Campos*
Mais desistências no Campeonato Brasileiro da Série D. Ainda muita coisa deve mudar até que a bola comece a rolar no mês de julho.
Desta vez foi o Porto, de Caruaru, que abriu mão de sua vaga como segunda melhor equipe colocada depois dos times do Náutico e Sport, que estão na Série A, do Salgueiro, que se classificou para a Série C, e do Santa Cruz, que ficou com a primeira vaga de Pernambuco para a Série D. Curiosamente, a desistência do Porto deu a vaga para seu maior rival na cidade de Caruaru. O Central, que ficou com terceira melhor posição excluindo os demais classificados das outras séries, é o herdeiro direto para ser o segundo representante pernambucano na Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro.
Em Alagoas, a coisa foi pior ainda. As desistências aconteceram como um efeito dominó. Coruripe (1º melhor colocado), Corinthians (2º), Ipanema (4º), Igaci (5º) e CSE (6º) já oficializaram suas recusas. O terceiro melhor colocado do estadual foi o Murici, da cidade do mesmo nome. A princípio, a vaga é dele por direito. No entanto, a diretoria do clube ainda não se manifestou nem a favor, nem contra a disputa da Série D. Em caso de mais uma desistência, a vaga ficará com o CSA, que foi o sétimo melhor colocado e já avisou que vai disputar a competição se o Murici também desistir.
Mas nem tudo são más notícias. Depois da confusão, a paz se estabeleceu no Campeonato Amazonense. O Nacional ganhou na justiça sua pendência como campeão do primeiro turno e confirmou o título. Consequentemente, ficou com a vaga do estado na Série D.
Confira abaixo, como estão compostos os grupos da competição. É a situação de momento enquanto novas alterações não acontecem.
Grupo A1
1. Juventus (Rio Branco - AC)
2. Nacional (Manaus - AM)
3. Representante de Rondônia
4. Representante de Roraima
Grupo A2 1. Cristal (Macapá - AP) 2. Moto Club (São Luís - MA) 3. São Raimundo (Santarém - PA) 4. Tocantins (Palmas - TO)
Grupo A3 1. Assu (Assu - RN) 2. Ferroviário (Fortaleza - CE) 3. Sousa (Sousa - PB) 4. Representante do Piauí
Grupo A4 1. Central (Caruaru - PE) 2. Murici (Murici - AL) 3. Santa Cruz (Recife - PE) 4. Sergipe (Aracaju - SE)
Grupo A5 1. Atlético (Alagoinhas - BA) 2. Fluminense (Feira de Santana - BA) 3. Represetante do Espírito Santo 4. Macaé (Macaé - RJ)
Grupo A6 1. Fribuguense (Nova Friburgo - RJ) 2. Madureira (Rio de Janeiro - RJ) 3. Paulista (Jundiaí - SP) 4. Tupi (Juiz de Fora - MG)
Grupo A7 1. Ituano (Itu - SP) 2. Mirassol (Mirassol - SP) 3. Uberaba (Uberaba - MG) 4. Uberlândia (Uberlândia - MG)
Grupo A8 1. Anapolina (Anápolis - GO) 2. Araguaia (Alto Araguaia - MT) 3. Brasília (Brasília - DF) 4. CRAC (Catalão - GO)
Grupo A9 1. Chapecoense (Chapecó - SC) 2. Londrina (Londrina - PR) 3. Naviraiense (Naviraí - MS) 4. Ypiranga (Erechim - RS)
Grupo A10 1. Brusque (Brusque - SC) 2. J. Malucelli (Curitiba - PR) 3. Pelotas (Pelotas - RS) 4. São José (Porto Alegre - RS).
*Marco Antonio Campos é Locutor Esportivo

Nenhum comentário: