sexta-feira, 15 de maio de 2009

BR-267 será totalmente recapeada; 040 fica fora da lista

A BR-267 é a única rodovia federal que corta Juiz de Fora beneficiada pelo pacote de recuperação de estradas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, não administrado pela Concer, está fora da lista, segundo o órgão, por uma avaliação de prioridades. O fato desagradou juizforanos e usuários da estrada, que reclamam do descaso do poder público com a via, frente aos diversos problemas na pavimentação asfáltica e sinalização, principalmente nos 120 quilômetros que ligam a capital mineira à cidade de Conselheiro Lafaiete.
A operação “Buraco zero”, anunciada pelo Dnit, promete acabar, até junho do ano que vem, com os desníveis e crateras das estradas federais do estado. Para isso, foram anunciados investimentos da ordem de R$ 902 milhões, com execução de racapeamentos, recuperação de redes de drenagem e da sinalização. O plano, entretanto, exclui obras estruturais, como duplicações, correções de traçado e alargamentos.
As obras relativas ao primeiro pacote de estradas, no qual está incluída a 267, estão previstas para começar em novembro e ser entregues, no máximo, em 13 meses. Após a realização das melhorias, as empresas vencedoras da licitação deverão fazer a manutenção das rodovias, para evitar deteriorizações, até que o acerto com o Dnit complete dois anos. Os contratos somam R$ 350 milhões e serão bancados com recursos da União, em ano pré-eleitoral.
Fonte: Tribuna

Nenhum comentário: