sábado, 2 de maio de 2009

Ataulfo Alves - 100 anos

Miraí, na Zona da Mata, celebra hoje o centenário de nascimento de Ataulfo Alves com missa inauguração de estátua e shows com dois filhos do autor de Ai que saudades da Amélia
A pequena Miraí, na Zona da Mata mineira, celebra o centenário de nascimento de seu filho mais ilustre hoje, durante todo o dia. Nascido "às 2 horas da tarde de um domingo ensolarado", como fez questão de registrar em depoimento ao Museu da Imagem e do Som (MIS), do Rio, Ataulfo Alves (2/5/1909-20/4/1969) será lembrado com uma série de eventos, a começar da missa na igreja matriz da cidade, às 14h, quando o padre Antônio promete inclusive rezar uma oração da lavra do sambista, autor de sucessos como Ai que saudades da Amélia, Leva meu samba, Mulata assanhada e Laranja madura. "Será mais uma celebração do que uma missa propriamente dita", destaca o produtor Leonardo Augusto Dib, coordenador e representante autorizado da família para a realização dos festejos.
Os filhos Ataulfo Alves Jr., de 60 anos, e Adeilton Alves, de 73, que resolveu retomar a carreira artística depois de uma ausência de mais de 20 anos, vão comandar show popular na Praça Dr. Miguel Pereira, a partir das 20h. "Cantar os 100 anos de meu pai, na terra dele, será algo especialíssimo", diz Ataulfo Jr., que levou para a cidade natal do pai uma banda com sete músicos cariocas formada por Marlon Mouser (guitarra), Jimi Santa Cruz (contrabaixo), Patrick (violão sete cordas), Leandro Júnior (violão seis cordas), Bianco (bateria), Vitor (sax e flauta) e Cacau de Castro (percussão). "Meu pai é o ídolo de Miraí, cidade que ele enalteceu mundialmente no sucesso Meus tempos de criança", diz, emocionado, o filho cantor.
EM MIRAÍ
Sábado
14h – Missa na Igreja Matriz
14h30 – Inauguração da estátua do cantor, na Praça Dr. Miguel Pereira
15h – Cortejo dos restos mortais do cantor e familiares até o Cemitério São Francisco de Assis
17h – Coquetel para convidados no Clube Quem Somos Nós
20h – Show de Adeilton e Ataulfo Alves Jr., filhos de Ataulfo, na Praça Dr. Miguel Pereira
EM JULHO
Do dia 2 ao dia 5
Festival Ataulfo Alves de Samba e Culinária de Botequim
Dia 4
Inauguração do Mausoléu da Família Alves, no Cemitério São Francisco de Assis
Meus tempos de criança
Eu daria tudo que tivesse
Pra voltar aos tempos de criança
Eu não sei pra que que a gente cresce
Se não sai da gente essa lembrança
Aos domingos missa na matriz
Da cidadezinha onde eu nasci
Ai, meu Deus, eu era tão feliz
No meu pequenino Miraí
Que saudade da professorinha
Que me ensinou o beabá
Onde andará Mariazinha
Meu primeiro amor onde andará?
Eu igual a toda meninada
Quanta travessura que eu fazia
Jogo de botões sobre a calçada
Eu era feliz e não sabia

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela homenagem.
Ataulfo Alves é um dos grandes sambistas da Zona da Mata Mineira.
www.acdemiavicosensedosamba.com