sexta-feira, 3 de abril de 2009

Literatura

LM (V) - LANÇAMENTO Lançamento do livro com a história de patronos de ruas tem público recorde
No evento mais concorrido de todos os realizados, o quinto volume da obra literária Logradouros de Miracema foi lançado no sábado (21/03), no Centro Cultural Melchíades Cardoso, com a presença de público recorde. Como nas quatro edições já publicadas, o novo livro contam a história de vias públicas (são mais sete, agora) da cidade e dos personagens que emprestam o nome a elas. Foram adquiridos todos os exemplares colocados a venda após a solenidade.
´´Daqui ele não sai mais´´, garantiu em seu pronunciamento a nova diretora de Cultura da Prefeitura de Miracema e do Centro Cultural, e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ana Lúcia Lima da Costa, numa referência às futuras edições de Logradouros de Miracema. A primeira delas saiu em 2006. O lançamento de edições anteriores foi feito em outro local. Doutora em Literatura, Ana Lúcia fez questão de trazer o lançamento da obra para o âmbito da administração municipal miracemense, com é, inclusive, a determinação do prefeito Ivany Samel. - A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciana Rodrigues de Moura Souza, e o procurador geral do município, José Souto Tostes, participaram do ato. O vereador Paulo César Cruz Azevedo, primeiro secretário da Câmara, representou o legislativo municipal, que não teve representantes em nenhum outro lançamento dos volumes anteriores da obra. Paulo César assumiu espontânea e publicamente o compromisso de fazer com que se edite uma relação oficial das vias públicas de Miracema e de propor que Logradouros de Miracema seja declarado de utilidade pública.
- Todas as informações sobre as ruas da obra Logradouros de Miracema são repassadas por moradores de Miracema e familiares das pessoas que viraram nome de via pública. O trabalho nasceu e continua sendo executado por internautas que participam do grupo ´´Conterrâneos e Amigos de Miracema, sob a coordenação da professora Ricarda Maria Leal Alvim e do engenheiro, genealogista e contador de histórias Luiz Carlos Martins Pinheiro.
- No início da solenidade, os internautas do grupo que estavam presentes foram aplaudidos de pé pelo público, em sinal de agradecimento pela importante contribuição dão ao atuarem de forma voluntária na preservação da história de Miracema.
- Embora sem caráter didático, todos os volumes do livro Logradouros de Miracema são importantes fontes de pesquisa, principalmente para a área do ensino, já que oferece, de forma mais acessível, novas e antigas informações difíceis de serem encontradas atualmente.
- O Logradouro de Miracema – Volume V possui formato A-4, com 119 páginas, editado de forma artesanal. Os exemplares não são vendidos e sua reprodução é livre, bastando informar aos organizadores da obra. São proibidas a modificação e a comercialização dos livros por terceiro. Pedidos de reprodução já podem ser encaminhados à MPmemória, através de e-mail (mpmemoria@yahoo.com.br).

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom blog!!! Parabéns.
Visite ou indique:
entreletraseletras.blogspot.com
Também é muito bom. Vale a pena visitar esse blog