quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Rádio online é nova moda na web

Por MGTV Panorama
de Juiz de Fora Praticidade das rádios na internet conquistam apaixonados pelo veículo
A internet é um veículo rápido, acessível e sem fronteiras. Essas vantagens atraem cada vez mais pessoas interessadas em divulgar projetos, idéias e gostos individuais.
A moda agora é fazer rádio na internet. Se você gosta de um estilo musical e quer compartilhar com outras pessoas, a rede mundial de computadores é o lugar certo para isso.
Informação e música são quesitos básicos para qualquer rádio. Mas elas não tem frenquência, ondas e nem comerciais. A Rádio Mineira, por exemplo, está disponível na internet.
Há um ano o contador João Begati e dois amigos jornalistas decidiram colocar na web tudo aquilo que gostariam de ouvir em uma rádio convencional. Música popular brasileira e os jogos do time de Juiz de Fora.
As transmissões são o ponto alto da rádio. Eles já chegaram a ter 150 acessos simultâneos, o que é muito para quem faz uma divulgação boca-a-boca, ou através de sites de relacionamentos.
Em geral, as rádios na internet surgem de uma grande paixão. O administrador de empresas Cláudio Prenassi sabe tudo sobre os anos 80. São vários livros e dezenas de CD's e DVD's.
Cláudio conta que a seleção das mais de duas mil músicas nacionais e internacionais levou quase dez anos para ser montada. Depois bastou um site na internet e um nome bem sugestivo para disponibilizar para quem quisesse ouvir. A Rádio Paranóia não tem fronteiras.
Mas não é preciso atravessar oceanos para encontrar um ouvinte da rádio. Em Juiz de Fora mesmo, existem vários. O comerciante Bráulio Ferreira da Silva é um deles. Enquanto trabalha, o computador fica acessado ao site. Ele gosta tanto das músicas que usa até como som ambiente da loja.
Para ouvir rádio web é preciso ter um computador conectado a internet. Na Europa, estão sendo testados alguns modelos de receptores que permitem a sintonia de emissoras na internet sem computador.

Nenhum comentário: