domingo, 15 de fevereiro de 2009

ORIGINAL FM - 107,9 MHz

SONHANDO EM TRAZER DE VOLTA OS EX-OUVINTES DA TROPICAL FM
A outorga FM 107,9 carioca tem uma das mais acidentadas histórias do dial. Ela começou mais ou menos entre 1983 e 1984, como rádio Estácio FM, uma rádio da Universidade Estácio de Sá, que imitava a Fluminense FM. A rádio começou a desandar quando seu coordenador, José Roberto Mahr, se transferiu para a própria Fluminense.
De lá para cá, ocorreram inúmeras mudanças. Na primeira, a rádio tornou-se uma rádio "adulta". Há quem afirme que esta mudança se deveu a pressão das rádios pop comerciais. Depois, trocou o nome para Universidade FM e virou rádio pop. Em 1992, Armando Campos (o então dono da Tropical FM) assumiu a gestão da Fundação Rádio Educativa São Sebastião, detentora da outorga, e a transformou na Popular FM. Esta última foi rádio popularesca, rádio funk e até uma afiliada da cearense rede Somzoom Sat.
Em 1999, a rádio foi arrendada para a Fundação / Igreja Renascer. Foi criada a evangélica Gospel FM, que também acabou, para abrigar a pop Manchete Gospel, expulsa do canal FM 89,3. No final de 2005, a FM 107,9 voltou a se chamar apenas Gospel FM.
A Gospel FM começou nas instalações da hoje extinta Manchete FM 89,3, que fora arrendada à Renascer. No início, só tocava "rock gospel" e muita música pop gospel, principalmente americana. No entanto, a Gospel FM 107,9 passou a ter estilos variados, parecendo-se com uma rádio pop convencional.
A Gospel FM assumiu, no Rio, o papel que a El Shadai FM 93,3 exerceu de 1992 a 1994: ser divulgadora da música gospel dirigida aos jovens.
Em fevereiro de 2009, a Fundação São Sebastião rompeu o contrato de arrendamento com a Renascer, e Armando Campos retomou o comando da emissora. Armando criou a Original FM, uma rádio de samba e pagode com o mesmo estilo da extinta Tropical FM (que também percencia a Armando). A rádio contratou diversos comunicadores e locutores que trabalharam na Tropical. O próprio Armando Campos apresenta o Correspondente Brasil, um informe jornalístico de hora em hora.
Na pauta da emissora, está a cobertura do Carnaval e a transmissão de partidas de futebol, a partir do Campeonato Brasileiro de 2009.
DADOS DA RÁDIO
Entrada no ar (Original FM): fevereiro de 2009
Sede da outorga: Rio de Janeiro
Alcance: Grande Rio (exceto parte da Zona Oeste carioca) e arredores.
A torre fica no morro do Sumaré, Rio de Janeiro.
Endereço: Praça Tiradentes, 10 - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário: