quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fluminense e Botafogo

História do Clássico Vovô O nome se dá por serem os dois clubes mais antigos entre os grandes clubes do Rio de Janeiro, sendo este também o grande clássico mais antigo do Brasil , pois seu primeiro jogo foi em 22 de outubro de 1905, em amistoso que o Fluminense ganhou por 6 a 0.
O Clássico Vovô é o quarto clássico mais antigo do continente americano, sendo que o mais antigo de todos é o clássico uruguaio Penãrol versus Nacional , desde que se considere a data de fundação do Club Atlético Peñarol como 1891, com o nome de CURCC ( Central Uruguay Railway Cricket Club ), pois segundo versão do Club Nacional de Fútbol e de seus torcedores, o Peñarol só teria sido fundado em 1913, quando adotou o nome atual, pois não seria uma continuação do outro clube. River Plate versus Racing e Newell's Old Boys versus Rosário Central, são os outros clássicos mais antigos do que Fluminense versus Botafogo.
O primeiro jogo oficial foi em 13 de maio de 1906, pelo Campeonato Carioca e o Fluminense ganhou por 8 a 0 e mesmo tendo passado mais de cem anos desde o primeiro encontro, mantém inalterada a chama da rivalidade sadia acesa, vividos e sofridos por esses protagonistas da história, com a mesma intensidade e paixão dos primórdios do futebol brasileiro, seja nas arquibancadas do Maracanã ou em qualquer ponto do país onde pulse um coração tricolor, ou alvinegro.
Segundo o jornalista e cronista Mário Filho, o Botafogo nasceu em oposição ao Fluminense, e desde início do Século XX, o Clássico Vovô sempre foi palco de muitas disputas, dentro e fora de campo.
Estes clubes protagonizam a maior batalha jurídica do futebol brasileiro, sobre quem deveria ser declarado Campeão Carioca de 1907 . A disputa arrastou-se por 89 anos nos tribunais. Tudo começou em 6 de outubro de 1907. O Fluminense venceu a A.A. Internacional por W.O. por esta estar suspensa pela Liga Metropolitana de Sports Athleticos. Na rodada anterior, em 29 de setembro, o Botafogo jogaria contra este mesmo clube, o que não aconteceu pois a A.A. Internacional não compareceu a campo, perdendo também por W.O.. Fonte: Gazeta de Notícias. O Fluminense, com melhor saldo de gols (10 contra 5 do Botafogo), declarou-se campeão, o que o Botafogo não aceitou exigindo um jogo de desempate que nunca aconteceu.
O estatuto do campeonato, conforme comprovado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro em 1989, não previa nenhuma forma de desempate em caso de empate por pontos, nem por jogo extra, nem por saldo de gols . Caberia então à Liga Metropolitana de Sports Athléticos encontrar uma solução que atendesse a ambas as partes. O que não aconteceu, tendo a Liga se desmanchado sem que nenhum clube fosse declarado campeão.
Em Junho de 1996, finalmente, após batalhas jurídicas que duraram 89 anos, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro em decisão administrativa, declarou os dois clubes campeões cariocas de 1907.
Eventualmente este período até poderia ser um fato inusitado na história do futebol mundial, mas no dia 28 de Julho de 2007, o Viktoria Berlin conquistou o campeonato alemão de 1894 ao empatar com o Hanau no jogo final por 0 a 0, após ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0. Na época o Hanau não teve recursos financeiros para se deslocar até a casa do adversário. A federação alemã apoiou a iniciativa e as partidas foram ambientadas com detalhes do Século XIX, inclusive com a bola de couro fabricada no padrão da época.
O Clássico Vovô, decidiu diretamente ainda, como o último jogo, o Campeonato Carioca (antiga denominação dos Campeonatos do Estado do Rio de Janeiro, antes da fusão do Estado do Rio de Janeiro e do Estado da Guanabara) por quatro vezes, com o Fluminense sagrando-se campeão em 1946, 1971 e 1975, e o Botafogo em 1957.
Fluminense e Botafogo
Mais uma vez Fluminense e Botafogo entram em campo para uma decisão. A partida vai decidir o segundo finalista da Taça Guanabara, que já tem o Resende como classificado. Tricolores e alvinegros se enfrentam às 21h50, no Maracanã, na semifinal do primeiro turno do Campeonato Estadual. Assim como em 2008, este ano Fluminense e Botafogo irão decidir uma das vagas na final da Taça Guanabara. Naquela ocasião, o time alvinegro levou a melhor, vencendo por 1 a 0 e indo à final do primeiro turno.
Agora, para que o resultado não se repita, o técnico René Simões aposta na força de sua de vontade de sua equipe e na qualidade individual de seus jogadores, como Diguinho e Thiago Neves. Porém, a tarefa não será fácil, já que o time de General Severiano defende uma invencibilidade de três anos em cima do Tricolor em estaduais. Nas Laranjeiras, René Simões não quis saber de mistérios e já praticamente definiu o time que entra em campo hoje. No ataque, o comandante deixou nos pés de Everton Santos e Maicon a responsabilidade pelos gols do Tricolor.
Desfalque da equipe na última partida do Estadual, o goleiro Fernando Henrique está de volta após cumprir suspensão automática. Pelos lados do Botafogo as coisas não andam tão bem assim. O atacante Vitor Simões voltou a sentir uma lesão muscular e foi vetado para a partida de hoje. Por isso, o técnico Ney Franco só poderá usar um atacante: Reinaldo. Assim, Ney armou o time com o sistema 3-6-1, com Reinaldo isolado na frente e três cabeças-de-área.
Por outro lado, o comandante alvinegro terá a volta do zagueiro Juninho, desfalque do Botafogo nos últimos jogos. O jogador se recuperou de uma lesão na coxa e já tem condições de voltar a campo.
FLUMINENSE: Fernando Henrique, Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Fabinho, Diguinho, Conca e Thiago Neves; Everton Santos e Leandro Amaral (Maicon). TÉCNICO: René Simões.
BOTAFOGO: Renan, Wellington, Emerson e Juninho; Alessandro, Fahel, Leandro Guerreiro, Thiaguinho e Léo Silva; Maicosuel e Reinaldo. TÉCNICO: Ney Franco.
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ) e Jorge Luís Campos Roxo (RJ)
Estatística:
320 jogos
116 vitórias do Fluminense
106 vitórias do Botafogo
98 empates
514 gols do Fluminense
473 gols do Botafogo

2 comentários:

Anônimo disse...

O Fluminense sempre levou vantagem contra o Botafogo, mas temos que lembrar que o Bota venceu os dois últimos confrontos contra o Flu no estadual do ano passado!

Anônimo disse...

A Liga em 1907 previa desempate pela "média de goals", pois naquela época não existia saldo de gols, tendo declarado o Fluminense campeão antes de se dissover. O Botafogo, que pretendia fazer um grande número de gols contra a Internacional, que não compareceu a campo por ter jogadores machucados e por não ter estrututa para se declarar campeão, tentou o jogo extra, sem sucesso. O Flu tinha melhor saldo de gols que o Bota, entre eles e jogando contra os mesmos adversários, já que também não jogou contra a Internacional.