sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

E.C. Democrata de Governador Valadares

Democrata-GV completa 77 anos
Um dos clubes mais tradicionais de Minas, o Democrata, completa, nesta sexta-feira, 77 anos, um dia antes do clássico contra o Social. Fundado em 13 de fevereiro de 1932 por Chain Salomão, antigo morador e comerciante de Figueira do Rio Doce (que veio a se chamar Governador Valadares em 1938), o Democrata nasceu de uma dissidência do Flamengo Football Club, o rubro-negro de Figueira.
O Flamengo era dirigido com mãos-de-ferro por Inhazinha Rocha, cartola disciplinadora e autoritária, que não admitia o envolvimento dos atletas em festas fora das quatro linhas. Porém, no dia 10 de Fevereiro de 1932, um sábado de carnaval, a equipe foi jogar contra o Tumiritinga. Antes da partida, embalados pelas festividades locais, os atletas do então Flamengo participaram da “folia” junto aos moradores.
Dentro de campo a equipe perdeu em uma goleada histórica. No retorno, Inhazinha, já informada sobre o fato, aplicou um corretivo nos jogadores. Aconteceu, então, um racha no Flamengo, surgindo assim o Esporte Clube Democrata. A origem do nome Democrata é explicada como uma tentativa dos descontentes com a linha dura de Inhazinha em ter democracia, ampla, geral e irrestrita.
Principais títulos 1981 – Campeão da Taça Minas Gerais
1991 – Vice-Campeão Mineiro
2003 – Campeão Mineiro de Juniores
2005 – Campeão Mineiro do Módulo II
1991,92,93,94 e 2007 – Pentacampeão Mineiro do Interior
Participações em Competições Nacionais Copa do Brasil: 1992, 1995 e 2008
Campeonato Brasileiro da Série B: 1994 e 1995
Campeonato Brasileiro da Série C: 2007
Primeira equipe:
Jota, Mario Brito, Juci, Elci e Itamar; Alemão, Pinduca, Dé e Marreco; Vignatti e Crispim. Técnico: Henrique Frade.
Mascote - PANTERA A escolha de uma pantera para ser o símbolo do Esporte Clube Democrata aconteceu em 1969, quando foi lançada a pedra fundamental da sede olímpica do ECD, que seria construída na área do Estádio Mammoud Abbas que fica de frente para a Rua Afonso Pena. À época, a diretoria do Democrata lançou uma campanha publicitária com o slogan “Democrata é preto no branco”. Para ilustrar a campanha, pensou-se na necessidade de uma mascote, que poderia ser adotada definitivamente como mascote oficial do clube.
A sede olímpica jamais foi construída, mas a mascote que nasceu identifica o Democrata no cenário esportivo brasileiro. A mascote do ECD é uma pantera. O jornalista Marcondes Tedesco (já falecido) foi o criador da pantera. Em entrevista ao jornalista Tim Filho, em 1995, Tedesco contou que durante o processo de criação, vários animais foram lembrados para simbolizar a raça democratense, mas a pantera foi escolhida por ser um felino e de cor negra, cor predominante no uniforme do Democrata. “Os felinos são vencedores, não se acovardam e reinam soberanos na selva”, disse o jornalista. O primeiro desenho da pantera foi feito pelo artista plástico Epaminondas Bassi, em 1969. Fonte: assessoria de imprensa do Democrata-GV

Um comentário:

Hadson disse...

Parabéns pela homenagem ao meu querido Esporte Clube Democrata.
Abraços!

Hadson
Governador Valadares - MG