domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cruzeiro E.C.

O Cruzeiro lidera a lista de jogadores inscritos como profissionais na Confederação Brasileira de Futebol. Atualmente o Clube tem 154 profissionais registrados seguido por Atlético-PR (126), Corinthians (124), Grêmio (122), Internacional (119), Palmeiras (117), São Paulo (107), Atlético-MG (95), Flamengo (91), Fluminense (86), Santos (79), Vasco (71), Goiás (66), Coritiba (57) e Botafogo (51). Em todos os casos estão incluídos atletas das categorias de juvenil e júnior com contrato profissional. Os números podem ser verificados no site da Confederação Brasileira de Futebol-CBF. Na página ainda não aparecem os nomes do lateral esquerdo Sorin e do zagueiro Gustavo.
Apenas 30 jogadores deste total serão aproveitados pelo técnico Adilson, dentre eles, os 9 reforços contratados. A folha de profissionais sofreu a baixa este ano de Marcinho, Espinoza, Diego, Weldon, Teco e Carlinhos Bala que tiveram seus contratos rescindidos, além de Carlinhos, Jadilson e Maurinho que foram devolvidos aos seus respectivos clubes de origem.
O destino de outros jogadores foi o empréstimo e daria para formar 4 equipes. Ao todo o clube emprestou 48 jogadores até o momento. Dentre eles estão 14 atletas que formaram o plantel júnior mais vencedor da história do Clube, que conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa São Paulo em 2007. O Ipatinga Futebol Clube, de pouco mais de 10 anos de fundação e que antes de se tornar um clube profissional chamou-se Novo Cruzeiro em seus tempos de amadorismo, continua sendo o destino da maioria dos atletas emprestados, desde a firmação de uma parceria que começou em 2000. O Tigre que já foi chamado de filial cruzeirense e que outrora teve todo o seu plantel formado por jogadores da Toca, incluindo a comissão técnica, atualmente, tem 8 jogadores. O outro Clube que recebeu mais atletas foi a Cabofriense (RJ), cuja parceria foi firmada em 2005. No time fluminense estão 6 jogadores. O número de jogadores emprestados ainda pode aumentar, pois ainda há jogadores com o destino indefinido no Clube.
O Cruzeiro é o clube que mais empresta jogadores dentre os grandes do futebol brasileiro. O São Paulo tem 27 atletas emprestados, sendo 16 ao Toledo-PR. Em seguida aparecem o Atlético-PR (19), Palmeiras (18), Corinthians (16), Goiás (12), Flamengo e Santos (9), Atlético-MG (7), Coritiba (6), Fluminense (5), Vasco (2) e Botafogo (1).
JOGADORES EMPRESTADOS A OUTROS CLUBES EM 2009:
- Ipatinga (MG) - Afonso (20 anos), Anderson (21 anos), Bruno (22 anos), Diego Silva, Evandro (23 anos), Léo Medeiros, Luiz Fernando (21 anos), Tallys (22 anos)
- Cabofriense (RJ) - Carlos Magno (20 anos), Ramon (20 anos), Simões (20 anos), Enio, Fabinho, Flávio
- Villa Nova (MG) - Cleberson (21 anos), Joabe (20 anos), Rodrigão, Sammuel
- Vitória (BA) – André Luis, Apodi, Jajá
- Rio Branco (MG) – Elisson, Márcio Diogo, Márcio Guerreiro
- América (MG) – Lucas Rocha (19 anos), Rodrigo (18 anos), Whashington (19 anos)
- EC Democrata (MG) – Eliezio, Hugo Veloso, Sandro Manoel (21 anos
- Marília (SP) – João Vítor, Leandro Amaro, Marcio Gomes (21 anos)
- Botafogo (RJ) – Léo Silva, Wellington
- Mesquista (RJ) - André
- Náutico (PE) – Anderson Lessa (20 anos)
- Juventude (RS) - Gatti
- Sporting Braga (POR) – Edimar (22 anos)
- Palmeiras (SP) - Gladstone
- Crac de Catalão (GO) - Herick
- Goiás (GO) – Julio César
- Santos (SP) - Luizinho
- Nacional da Madeira (POR) – Maicon (20 anos)
- Bahia (BA) – Reinaldo Alagoano
- Cerezo Osaka (JAP) – Thiago Martinelli
- Fluminense (RJ) – Leandro Domingues
- Racing Strassbourg (FRA) – Rômulo

Nenhum comentário: